Questões de Concurso Público Prefeitura de Sooretama - ES 2022 para Professor MAE-II - Ensino Fundamental - Ciências

Foram encontradas 2 questões

Q1908076 Português

Leia o excerto abaixo.


    “Francis Ford Coppola, diretor do clássico O Poderoso Chefão, deu uma entrevista ao Omelete e voltou a falar sobre a indústria do cinema e a forma como grandes produções acabaram, a seu ver, por se tornarem repetitivas.

    ‘Um filme contemporâneo como o novo Duna conta com artistas muitíssimo talentosos, mas é basicamente uma repetição’, afirmou. ‘Se você olhar com atenção, você vê muito do que já viu antes, como acidentes de carro, quedas de helicóptero, tudo isso são ideias já utilizadas. Para mim, é um desperdício de talento: os diretores claramente têm muito talento, assim como o elenco, mas o filme não me engaja, eles não aproveitaram a oportunidade para fazer algo realmente contemporâneo, o que eles podiam ter feito’. [...]”

COPPOLA critica "repetição" em blockbusters: "Desperdício de talento". Omelete, 24 de fevereiro de 2022. Filmes. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/coppola-critica-repeticao-em-blockbusters-desperdicio-de-talento. Acesso em: 08 mar. 2022.


Dentre as opções abaixo, marque aquela que apresenta uma estratégia argumentativa utilizada por Francis Ford Coppola em sua crítica. 

Alternativas
Q1908081 Português

Leia o excerto abaixo, atentando-se à sua estruturação.


     “Em dezembro de 1957 pouco mais de 2.200 pessoas moravam na Cidade Livre, nome original do que hoje conhecemos como Núcleo Bandeirante. Era o centro comercial da capital que estava sendo construída, atendendo aos mais de seis mil moradores do Plano Piloto e outros três mil que ficavam nos acampamentos das construtoras.

    A cidade tinha apenas um ano de idade, desde que Bernardo Sayão havia assentado pessoalmente o restaurante Pellechia, um hotel, dois mercados e um açougue. Já tinha outros hotéis, lojas, casas noturnas e até algumas indústrias pequenas, muitas oficinas mecânicas e até uma moagem de café.

     Foi ali que, no dia 14 de dezembro, desabou o primeiro temporal que se tem notícia no que seria o Distrito Federal.

     As construções eram todas precárias, porque aquela cidade nasceu para ser demolida assim que Brasília fosse inaugurada. Paredes e pisos de madeira, teto de zinco ou palha, puxados de lona, ruas de terra batida, conforto mínimo; parecia com as cidades do velho-oeste norte-americano que se via nos filmes – a diferença é que não eram permitidas armas.

     Era uma época de muito trabalho para o incipiente Corpo de Bombeiros. Com tanto material de fácil combustão, fogões de lenha, tempo seco e vento forte, o fogo se alastrava com velocidade. E havia também a esperteza da população: cada sinistro era compensado com uma casa de alvenaria construída pelo governo no mesmo lugar do incêndio… [...]”

PESTANA, Paulo. Água que vem do céu. Correio Braziliense, 06 de março de 2022. Crônicas. Disponível em:https://blogs.correiobraziliense.com.br/paulopestana/agua-que-vemdo-ceu/. Acesso em: 11 mar. 2022.


Com base em suas características, pode-se afirmar que há, nesse trecho, o predomínio de passagens

Alternativas
Respostas
1: D
2: C