Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Farmacêutico Bioquímico

Foram encontradas 13 questões

Q1326917 Biomedicina - Análises Clínicas
No funcionamento diário de um laboratório de análises clínicas, uma série de técnicas analíticas para diagnósticos clínicos e moleculares são utilizadas. Destacam-se análises cromatográficas, espectrométricas, eletroquímicas e enzimáticas. A partir destas técnicas analíticas citadas e de outras mais, observe as afirmativas abaixo:
I. A eletroforese é um método analítico para a separação de substâncias, assim como a cromatografia líquida de alta eficiência e a cromatografia gasosa. A diferença principal entre elas é apenas o detector analítico pois o princípio do método é exatamente o mesmo.
II. Os métodos turbidimétricos e nefelométricos são métodos de absorção que medem a quantidade de luz retida ou espalhada por uma suspensão. As amostras podem ser quantificadas em função da turbidez apresentada.
III. Os métodos espectrométricos podem ser divididos em de absorção como a espectrometria no UV visível ou no ultravioleta e no infravermelho; e podem ser de emissão como por exemplo a espectroscopia de emissão por fotometria de chama e a fluorimetria.
IV. A espectrometria de massas é um método analítico para identificar moléculas através de suas massas ou pesos moleculares. Consiste em vaporizar o material sob vácuo submetido a um feixe de elétrons de alta energia. Infelizmente, é muito restrita, e não pode ser utilizada para materiais inorgânicos não-voláteis.
Dos itens acima, estão corretos, apenas: 
Alternativas
Q1326918 Biomedicina - Análises Clínicas
A RDC nº 302 de 13 de outubro de 2005 dispõe sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. A partir dos conhecimentos técnicos sobre essa legislação avalie as alternativas abaixo:
I. O laboratório clínico deve assegurar a confiabilidade dos serviços laboratoriais prestados, através de um setor de garantia da qualidade, o qual poderá estar dividido em um controle de qualidade interno e um externo, esse último somente para ensaios de proficiência.
II. Os processos operacionais de um laboratório clínico podem ser divididos em: Fase Pré-clínica, Fase Clínica, Fase Pós-Clínica.
III. As amostras controle devem ser analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes.
IV. O controle de qualidade dos laboratórios clínicos deve ser dividido em Controle de Qualidade Clínico e Controle de Qualidade Microbiológico.
Dos itens acima, estão corretos, apenas:
Alternativas
Q1326919 Biomedicina - Análises Clínicas
“A fase imediatamente anterior à coleta de sangue para exames laboratoriais é de grande importância para todas as pessoas envolvidas no atendimento aos pacientes e quando realizada de forma inadequada pode comprometer os resultados. É importante a identificação adequada do paciente e dos recipientes nos quais será colocada a amostra. Deve-se estabelecer um vínculo seguro e indissolúvel entre o paciente e o material colhido para que, no final, seja garantida a rastreabilidade de todo o processo”.
Com relação ao sistema de coleta de sangue leia as afirmativas a seguir:
I. O período de jejum habitual para a coleta de sangue de rotina é de 12 horas, podendo ser reduzido há 8 horas, para a maioria dos exames.
II. O uso de fármacos e drogas de abuso podem causar variações nos resultados de exames laboratoriais, seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo (indução e inibição enzimáticas), ou por interferência analítica in vitro (reações cruzadas). Ex. O álcool e o fumo.
III. Se o torniquete for utilizado por mais de 2 minutos, pode haver uma diminuição da pressão intravascular na veia, ocorrendo alterações metabólicas, tais como glicose anaeróbica, que diminui a concentração de lactato, com aumento do pH.
IV. A hemólise se for de intensidade significativa causa aumento na atividade plasmática de algumas enzimas e nas dosagens de potássio, magnésio e fosfato e pode ser responsável por resultados falsamente reduzidos de insulina.
Dos itens acima, estão corretos, apenas:
Alternativas
Q1326920 Biomedicina - Análises Clínicas
O gráfico abaixo apresenta a curva padrão de glicose e sua respectiva equação da reta. Esta análise foi realizada para se quantificar a glicose em amostras de sangue em um laboratório clínico por espectrofotometria. A amostra de sangue um do paciente X apresentou absorbância de 0,792. A partir dos resultados encontrados para o paciente X, analise as afirmativas abaixo:
Imagem associada para resolução da questão
I. A concentração de glicose do paciente X é de 226,86 mg/dL
II. A concentração de glicose do paciente X é de 2,2686 mg/dL.
III. Os valores de glicose do paciente X estão dentro da normalidade de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.
IV. O paciente X encontra-se dentro de um quadro de hiperglicemia.
V. O paciente X encontra-se num quadro de hipoglicemia.
Dos itens acima, estão corretos, apenas:
Alternativas
Q1326921 Biomedicina - Análises Clínicas
“Uma paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, comparece à consulta médica devido a dor e ardência miccional, há dois dias e polaciúria e urgência urinária, nas últimas 12 horas. Ela apresenta história de infecções urinárias, tendo ocorrido 4 episódios no último ano. Afirma não ter dor lombar e febre. Tem vida sexual ativa e utiliza anticoncepcional regularmente. Na história não informa outras doenças.“ (Fonte: Fochesatto Filho L, Barros E. Medicina Interna na Prática Clínica. Porto Alegre: Artmed; 2013).
Foi solicitado EAS urinocultura. O EAS revelou incontáveis leucócitos, hemácias e nitrito negativo. A cultura de urina revelou a presença de bactérias catalase positiva, coagulase negativa, treolase e uréase positivas e resistentes a Novobiocina. Após a leitura dos resultados de EAS e da cultura de urina, qual a bactéria responsável pela infecção urinária?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: A
5: C