Questões de Concurso Público Prefeitura de Ministro Andreazza - RO 2020 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 18 questões

Q1718834 Saúde Pública
O controle da dengue na atualidade é uma atividade complexa, tendo em vista os diversos fatores externos ao setor saúde, que são importantes determinantes na manutenção e dispersão tanto da doença quanto de seu vetor transmissor. Vários são os métodos de controle vetorial e um deles caracteriza-se pelo uso de substâncias (inseticidas) para o controle do vetor nas fases larvária e adulta. Estamos falando do controle:
Alternativas
Q1718835 Saúde Pública
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente. Em função da complexidade que envolve a prevenção e o controle da Dengue, o Programa Nacional de Controle da Dengue estabeleceu dez componentes de ação que são, EXCETO:
Alternativas
Q1718836 Saúde Pública
Doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. Apresenta-se como infecções subclínicas e/ou leves até formas graves, fatais. O quadro típico tem evolução bifásica (período de infecção e de intoxicação), com início abrupto, febre alta e pulso lento em relação à temperatura (sinal de Faget), calafrios, cefaleia intensa, mialgias, prostração, náuseas e vômitos, durando cerca de 3 dias. Estamos falando da:
Alternativas
Q1718837 Saúde Pública
O principal vetor e reservatório da Febre Amarela Silvestre (FAZ) no Brasil é o mosquito do gênero Haemagogus janthinomys e na Febre Amarela Urbana (FAU), o mosquito Aedes aegypti é o principal vetor e o reservatório é o homem. A respeito das medidas de controle da febre amarela, julgue as afirmações a seguir:
I - a vacina é a mais importante medida de controle da FA; II- a realização de educação em saúde é uma importante medida de controle; III- é obrigatória a exigência do certificado internacional de vacinação e profilaxia válido para a febre amarela para viajantes internacionais; IV- o controle do Haemagogus janthinomys é importante para evitar a reurbanização do mosquito.
Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q1718838 Saúde Pública
A execução das ações, das atividades e das estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses de relevância para a saúde pública, estende-se para outras doenças de transmissão vetorial. Assim, tais doenças subdividem-se em três grupos, e um deles são compostos pelas zoonoses de relevância regional ou local tais como:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: E
5: A