Questões de Concurso Público Prefeitura de Linhares - ES 2020 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 5 questões

Q1202936 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em Fitopatologia, a doença em plantas é vista como uma relação entre dois organismos (a planta e o agente causal). Fungos e algas em associação, formando os líquens, bactérias fixadoras de nitrogênio associadas aos nódulos de leguminosas e as micorrizas são exemplos de relações parasitárias em que existe:
Alternativas
Q1202937 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O talo micelial é aquele característico da maioria dos fungos. É composto de filamentos tubulares, as hifas, que desempenham importantes funções no desenvolvimento do fungo. Entre os fungos parasitas de plantas existe uma estrutura que pode ser ramificada ou não, especializada na absorção de nutrientes a partir do citoplasma da célula do hospedeiro, no interior da qual se desenvolve. No caso de fungos endomicorrízicos, recebe a de nominação de arbúsculo. Esta estrutura descrita é a (o):
Alternativas
Q1202951 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em Fitopatologia muitas são as definições de epidemiologia encontradas na literatura, sendo que a maioria enfatiza ser a epidemiologia uma ciência de populações. Epidemia refere-se a um aumento da doença numa população de plantas em intensidade e/ou extensão (incidência/severidade). Quando este aumento é rápido recebe a denominação de epidemia:
Alternativas
Q1202952 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em Fitopatologia a escolha da técnica de amostragem depende da distribuição espacial da doença no campo. Existe uma técnica de amostragem que é recomendada para casos em que a população é heterogênea, sendo a população dividida em estratos homogêneos, de maneira a diminuir a variabilidade e aumentar a acurácia da avaliação. A intensidade média de uma doença avaliada por este método é calculada através da média ponderada obtida com os valores de cada estrato, sendo denominada Amostragem:
Alternativas
Q1202953 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As Considerações puramente teóricas podem levar à conceituação da relação injúria-produção. Experimentos especificamente projetados para estimar danos geram uma grande quantidade de dados, dados difíceis de interpretar e usar, a menos que sejam sintetizados na forma de relações quantitativas, usualmente chamadas modelos, sendo a representação simplificada de um sistema. Há muitos tipos de modelos que podem ser empregados para relacionar injúrias com dano ou produção. Existe um modelo que relaciona dano com variáveis derivadas de avaliações sucessivas do progresso da doença durante o ciclo de crescimento do hospedeiro. Estas variáveis podem ser tanto os incrementos de doença entre períodos consecutivos ou a severidade da doença em estádios de desenvolvimento determinados. Este modelo é chamado de Modelo:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: D