Questões de Concurso Público Prefeitura de Linhares - ES 2020 para Educador Social - Pedagogia

Foram encontradas 18 questões

Q1202906 Serviço Social
A iniciativa governamental que pretende prevenir situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, é denominada:
Alternativas
Q1202907 Serviço Social
Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS - são unidades públicas estatais, descentralizados da política de assistência social. São unidades que possibilitam o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. Pode-se afirmar que se caracteriza como a principal porta de entrada do(da):
Alternativas
Q1202908 Serviço Social
As instituições familiares são marcadas pelas mudanças que ocorrem nas sociedades humanas, porque estas estão em constante processo de transformação. Nas definições clássicas de família, podemos encontrar ‘grupo de pessoas com parentesco entre si’ ou ‘grupo de pessoas formado pelos progenitores e seus descendentes’. São as famílias biológicas que continuam a existir. Mas, atualmente, essas definições estão sendo repensadas, principalmente, por causa dos diferentes arranjos sociais existentes. Para a Profª Sarti (Unifesp), “o conceito mais adequado é aquele que contempla toda a diversidade de relações presentes na sociedade, pois a família não é uma totalidade homogênea, é uma instituição complexa produzida na diversidade das relações e construída dentro da multiplicidade de contextos, num processo dialético.” Na modernidade, percebe-se a família como:
Alternativas
Q1202909 Serviço Social
Dentre alguns princípios que devem nortear o Trabalho Social com Famílias, podemos destacar a Ética, o respeito à dignidade, à compreensão da diversidade (arranjos familiares, gênero, etnia, orientação sexual), e à não discriminação. Nesse sentido, o Educador Social deve se esforçar para:
Alternativas
Q1202910 Serviço Social
As premissas do Trabalho Social com as Famílias devem partir da compreensão contextualizada das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e/ou social vivenciadas pelas famílias, de suas demandas e potencialidades. Precisam, ainda, ser conduzidas por profissionais capacitados e, necessariamente, com a participação das famílias. Exigem, também, a construção de vínculos e compromissos entre as famílias e os profissionais. Nesse sentido, as práticas baseadas no senso comum, que reproduzem ideias carregadas de preconceitos e culpabilizam as famílias por sua situação social, de forma a manter o status quo, e impossibilitar os movimentos de transformação da realidade, devem ser:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: E