Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Professor de Educação Básica IV – PEB IV – Coordenador de Turno

Foram encontradas 4 questões

Q1653255 Pedagogia
Segundo Maria Victoria Benevides, Profª da USP, o educador em direitos humanos na escola sabe que não terá tão bons resultados no final do ano como ao ensinar uma matéria que será completada à medida que o conjunto daquele programa for bem entendido e avaliado pelos alunos. Trata-se de uma educação permanente e global, complexa e difícil, mas não impossível. E que se realiza na própria tentativa de realizá-la, como afirma o educador Perez Aguirre, enfatizando que os direitos humanos terão sempre, nas sociedades contemporâneas, a dupla função de ser, ao mesmo tempo:
Alternativas
Q1653267 Pedagogia
“[...] aprender é ser capaz de expressar o conteúdo com as próprias palavras, aplicá-lo a situações concretas de vida; é ser capaz de generalizações e casos particulares; é, enfim, desenvolver a capacidade de se apropriar do conhecimento, usando-o de forma significativa” (Lúcia Moysés). Desta forma, entende-se que a aprendizagem só se concretiza quando é compreendida pelo aluno, ou seja, quando o que é ensinado se torna visível, concreto em sua mente e prático em sua vida. Um processo produtivo de interação entre professor, aluno e aprendizagem só irá ocorrer se quem conduz o processo souber caminhar na direção desejada, o que implica na reconstrução do saber. Segundo a autora Lúcia Moysés, o professor deve criar um clima de constante desafio e estimular a curiosidade do aluno para ir sempre além do que já conhece e domina, oferecendo aquilo que ele não está esperando no momento. Nesse sentido, o papel dos professores é:
Alternativas
Q1653268 Pedagogia
António Nóvoa considera que a escola precisa mudar institucionalmente, pois o contexto em que os professores exercem as suas atividades influencia fortemente o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, sugere que o professor veja a escola não só como o lugar onde ele ensina, mas onde aprende. O autor considera que a atualização e a produção de novas práticas de ensino só surgem a partir de uma reflexão partilhada entre os colegas, que têm lugar na escola e nascem do esforço de encontrar respostas para problemas educativos. O autor completa: “É no espaço de cada escola, em torno de problemas pedagógicos ou educativos reais, que se desenvolve a verdadeira formação. Universidades e especialistas externos são importantes no plano teórico e metodológico. Mas todo esse conhecimento só terá eficácia se o professor conseguir inseri-lo em sua dinâmica pessoal e articulá-lo com seu processo de desenvolvimento.” Nesse sentido, identidades isoladas, construídas historicamente pelos docentes precisam ser superadas em busca de uma dimensão de grupo, que rejeite o corporativismo e afirme a existência do coletivo profissional.
Para Nóvoa, caberá ao professor, portanto:
Alternativas
Q1653272 Pedagogia
Para Jamil Cury, a educação escolar é uma dimensão fundante da cidadania. Esta afirmativa nos leva a concluir que temos que garantir que o aluno chegue à escola e permaneça nela. Há bastante tempo a escola tem atuado de modo excludente. Ao longo da trajetória escolar, muitos alunos vão encontrando dificuldades que a escola ignora. Essa situação é explicada assim: o acesso é obrigatório por lei, principalmente no Ensino Fundamental; mas, curiosamente, no segundo segmento do mesmo Ensino Fundamental, a evasão escolar vai ganhando índices alarmantes por diversos motivos. Os mais frequentes são as sucessivas repetências e a necessidade do adolescente de trabalhar para ajudar na renda familiar. Encontramos o mesmo cenário no Ensino Médio. Pode-se concluir, então, que, se houve igualdade de acesso, o mesmo não houve em relação à permanência na escola. Segundo Luckesi, o acesso universal ao ensino é, pois, elemento essencial da democratização e a porta de entrada para a realização desse desejo de todos nós; o segundo elemento que define a democratização de ensino é a permanência do educando na escola e a consequente terminalidade escolar. Ou seja, o aluno que teve acesso à escola deve ter a possibilidade de permanecer nela até um nível de terminalidade que seja significativo, tanto do ponto de vista individual quanto do social. Uma ferramenta importantíssima para que as escolas sejam mais eficientes no sentido de assegurar a permanência e a qualidade do ensino é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: E