Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2019 para Professor de Educação Básica III – PEB III - Dinamizador de Artes

Foram encontradas 5 questões

Q1653833 Artes Plásticas
“Na verdade, se trata de uma concepção de mundo assistemática, em que se misturam noções morais e superstições, bem como os valores difundidos pelos meios de comunicação de massas (…). Essa cultura é, não obstante, de enorme complexidade, tanto mais que, ao seu caráter assistemático e sua abertura à superstição e ao mítico, incorpora fluentemente as expressões profundas do inconsciente” (Ferreira Gullar, Argumentação contra a morte da arte, RJ; Revan, 1999, p. 105). Essa cultura seria, em termos genéricos, o que se chama de cultura:
Alternativas
Q1653836 Artes Plásticas
A compreensão do processo de trabalhos dos artistas sugere diferentes aprendizados. As etapas realizadas em desenho e pintura por Pablo Picasso (1881 – 1973) no desenvolvimento do painel Guernica (1937) concretizam a execução de um plano, uma intencionalidade continuamente avaliada e replanejada. É possível relacionar essa atitude com a:
Alternativas
Q1653841 Artes Plásticas
“Continua, portanto, relevante voltar nossa atenção para contextos nativos cuja produção artística não segue as mesmas leis que as do Ocidente, não entra na lógica do mercado, e, às vezes, nem na da troca, e não funciona a partir da separação entre a vida cotidiana e a arte” (LAGROU, Els, 2009, p. 80). Esse debate sobre contextos nativos de alteridade e autenticidade no mundo das artes refere-se à:
Alternativas
Q1653842 Artes Plásticas
Acerca da distinção nas sociedades indígenas entre artefato e arte, ou seja, entre objetos produzidos para serem usados e outros para serem somente contemplados, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1653845 Artes Plásticas
Aproximar a divindade Iemanjá da baía de Vitória. Essa é a proposta da performance "Kalunga", do Coletivo Emaranhado, que se apresenta neste próximo domingo (13), a partir das 16 horas, dentro da programação de 25 anos do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane). O trabalho é uma proposta ficcional do grupo, que, dessa maneira, trata da diáspora africana e suas raízes em solo brasileiro. Também foi o trabalho que renovou o elo do coletivo com a cultura afro e ampliou seus horizontes na arte cênica negra (Mucane 25 Anos: performance "Kalunga" traz Iemanjá para a baía de Vitória.
(Disponível em: https://www.vitoria.es.gov.br/noticia/mucane25-anos-performance-kalunga-traz-iemanja-para-a-baia-devitoria-28350. Acesso em: 4 set. 2019)
A ênfase na proposta acima identifica:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: A
5: B