Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaru - RO 2019 para Fiscal de Saúde

Foram encontradas 6 questões

Q1651180 Saúde Pública
Considere o seguinte quadro clínico: doença infecciosa febril de início abrupto, que pode variar desde um processo inaparente até formas graves, com alta letalidade. Geração de infecção humana através da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. A penetração do microrganismo ocorre através da pele com presença de lesões, da pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através da mucosa. Uma das formas de medidas de prevenção está relacionada a fonte de infecção, tais como controle de roedores. O quadro se refere a:
Alternativas
Q1651182 Saúde Pública
O combate ao Aedes aegypti no Brasil foi institucionalizado de forma sistematizada a partir do século XIX. Em consequência da necessidade de implantação do Programa de Erradicação do Aedes aegypti no Brasil, foi criado o Manual de Normas Técnicas do Ministério da Saúde (MS) contendo instruções para o pessoal de combate ao vetor Aedes aegypti. Segundo o Manual em sua terceira edição de 2001, todos os depósitos, tanques, pneus, cisternas entre outros, que contenham água podem servir como criadouro ou foco desse mosquito, por isso devem cuidadosamente ser:
A. inspecionados. B. tratados. C. eliminados.
( ) aquele que foi inutilizado como criadouro. ( ) aquele que foi aplicado larvicida ou adulticida. ( ) aquele que contém água parada, onde o agente de saúde utiliza o auxílio de luz ou pesca-larva para examiná-lo.
A sequência correta que define cada uma das três ações citadas acima, realizadas pelos agentes de saúde junto aos postos, conforme o manual do MS é:
Alternativas
Q1651183 Saúde Pública
De acordo com Manual de Normas Técnicas do Ministério da Saúde (MS), a respeito da biologia do vetor Aedes aegypti, julgue as afirmações a seguir.
I. Os mosquitos se desenvolvem através de metamorfose completa, a qual envolve cinco fases diferentes. II. A fase pupa é o período de alimentação e crescimento, já a fase larvária é quando ocorre a metamorfose do estágio larval para o adulto. III. Os ovos do Aedes aegypti são depositados pela fêmea individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. IV. A capacidade de resistência dos ovos de Aedes aegypti à dessecação é um sério obstáculo para sua erradicação.
Estão corretas:
Alternativas
Q1651184 Saúde Pública
O programa de controle de roedores de um determinado município deve estar fundamentado em dados que mostrem às autoridades da região os prejuízos econômicos e sanitários causados pela proliferação desses animais. Nos municípios de pequeno porte, estes dados nem sempre são de fácil obtenção, sendo necessária a reunião do maior número de informações possível, a fim de oferecer suporte a uma proposta de implantação de um programa. Segundo o Manual de Controle de Roedores do MS de 2002, os itens que devem ser levantados para o diagnóstico do problema de roedores são:
I. identificação e caracterização do município. II. levantamento dos problemas causados por roedores à população e à economia do município. III. pesquisa domiciliar para coleta de dados com relação à visualização por parte da comunidade, de roedores nos tetos das casas. IV. levantamento do índice de infestação predial.
Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q1651190 Saúde Pública

O mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, se desenvolve através de metamorfose completa. A imagem abaixo mostra uma das fases pela qual o Aedes aegypti passa durante seu desenvolvimento.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a imagem, nessa fase o mosquito é chamado de:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: B
5: B