Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapemirim - ES 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 15 questões

Q1645576 Veterinária
Em relação aos tipos de dados e informações que alimentam o sistema de Vigilância Epidemiológica, pode-se afirmar que:
I. Os dados Demográficos permitem quantificar grupos populacionais, com vistas à definição de denominadores para o cálculo de taxas. Dados a respeito do número de habitantes, de nascimentos e de óbitos devem ser discriminados segundo características de distribuição por sexo, idade, escolaridade e etc. II. Os dados de morbidade correspondem à distribuição de casos segundo a condição de portadores de infecções ou de patologias específicas. Trata-se, em geral, de dados oriundos da notificação de casos e surtos, da população de serviços ambulatoriais e hospitalares, de investigações epidemiológicas, da busca ativa de casos, de estudos amostrais, entre outras formas. III. Os dados de mortalidade são de fundamental importância como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado, sendo ainda, no caso particular de doenças de maior letalidade, mais válidos do que os dados de morbidade, por se referirem a fatos vitais bem marcantes e razoavelmente registrados. Sua obtenção provém de declarações de óbitos, padronizadas e processadas nacionalmente.
Das afirmativas acima são consideradas corretas:
Alternativas
Q1645577 Veterinária
A soja (Glycine Max) é a principal fonte de proteínas para alimentação animal, representando cerca de 63% da produção mundial de farelos protéicos. Isso se deve ao fato de os grãos de soja apresentarem um conteúdo de até 49% de proteína total. No entanto, pelo fato de o caroço de algodão (Gossypium spp) apresentar menor custo que a soja, em regiões produtoras, ele vem sendo empregado como seu principal substituto como fonte protéica na ração animal. Entretanto, ambos os cereais apresentam, em sua composição substâncias com potencial tóxico. Baseado no exposto, pode-se afirmar que:
I. O gossipol é um pigmento fenólico de coloração amarela que é produzido pelas glândulas de pigmento encontradas nas raízes, nos talos, nas folhas e nas sementes do algodoeiro. II. A intoxicação natural pelo gossipol ocorre em decorrência da ingestão prolongada, uma vez que os níveis dessa substância no algodão não se elevam suficientemente para promover intoxicação aguda. III. O extrato de soja é conhecido como inibidor das proteases, e por isso, são importantes fatores responsáveis pela limitação do uso da soja crua para alimentação animal.
Das afirmativas acima são consideradas corretas:
Alternativas
Q1645578 Veterinária
A técnica asséptica é definida como métodos e práticas que previnem a contaminação cruzada na cirurgia. Ela envolve a preparação apropriada das instalações e do ambiente, sítio cirúrgico, equipe cirúrgica e os equipamentos cirúrgicos. Nesse contexto acerca das regras de técnica asséptica, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1645579 Veterinária
Atualmente, o mercado oferece um considerável número de medicamentos altamente eficazes e seletivos no tratamento das helmintoses. No que tange os fatores relacionados com a eficácia de medicamentos anti-helmínticos, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1645580 Veterinária
Em relação à fisiologia gástrica dos animais domésticos, pode-se afirmar que:
I. Apresença de alimento especialmente proteínas, estimula a secreção dos hormônios gastrina e histamina pelas células no epitélio gástrico. A gastrina e a histamina estimulam as células parietais nas glândulas gástricas para secretar ácido clorídrico. II. A secreção de muco que reveste o epitélio do estômago, é estimulada por prostaglandinas. Fármacos antiiflamatórios não-esteróides (como o ácido acetilsalicílico e a fenilbutazona inibem a síntese de prostaglandinas. III. A regulação da secreção do suco gástrico é realizada em duas fases: cefálica e gástrica.
São consideradas corretas, apenas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: A
5: A