Questões de Concurso Público Prefeitura de Aracruz - ES 2019 para Professor de Ciência

Foram encontradas 11 questões

Q1078687 Biologia
No endoplasma de uma ameba encontramos inclusões, como cristais de ureia, que são originados da:
Alternativas
Q1078688 Biologia

A utilização de antibióticos no tratamento de doenças infecciosas causadas por bactérias revolucionou a saúde pública. No entanto, os primeiros casos de infecções causadas por bactérias resistentes à penicilina, por exemplo, surgiram poucos anos depois do início de sua utilização pela população. O mesmo fenômeno foi observado em relação aos antibióticos lançados no mercado nos anos seguintes. E por que isso aconteceu? Bom, a medida em que as bactérias foram sendo expostas aos antibióticos, elas começaram a desenvolver alguns mecanismos de defesa para garantir a sua sobrevivência e, dessa forma, “resistir” aos antibióticos. Esses mecanismos de defesa podem, geralmente, ser transferidos de uma bactéria para outra. Quando uma bactéria adquire diversos mecanismos e passa a ser resistente a uma variedade enorme de antibióticos, ela se torna uma superbactéria.

Disponível em: http://www.comciencia.br/resistenciaantibioticos-e-as-superbacterias/.Acesso em: 14 nov. 2018.


No texto é sugerido que a utilização indiscriminada de antibióticos está criando uma população de superbactérias bastante resistentes aos antibióticos, cada vez mais precocemente. Do ponto de vista evolutivo, essa afirmação não é correta, pois o que na verdade ocorre, é que os antibióticos:

Alternativas
Q1078689 Biologia

O esquema a seguir mostra um trecho da fita ativa de uma molécula hipotética de DNA, encontrada no núcleo de uma célula eucariótica. Nesse trecho estão sendo mostrados três éxons e dois íntrons, cada um deles com o quantitativo de suas bases nitrogenadas, respectivamente.

Imagem associada para resolução da questão Após ocorrer o  splicing gênico, o número total de aminoácidos da cadeia poplipetídica, formada a partir dessa fita de DNA, considerando que não houve supressão de nenhum aminoácido e nem o surgimento de um códon de parada, é de:
Alternativas
Q1078691 Biologia

A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (conhecido por FOP; termo médico: Fibrodysplasia Ossificans Progressiva) é uma doença genética rara que causa a formação de ossos no interior dos músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos conectivos. Pontes de ossos "extra" se desenvolvem através das articulações (juntas do corpo) restringindo progressivamente os movimentos. [...] A FOP é causada por um alelo autossômico dominante no cromossomo 2q23-24. O alelo tem expressividade variável, mas penetrância completa.

Disponível em: https://goo.gl/HuXWpZ. Acesso em 05 jun. 2017.


Um homem, portador da FOP, casou-se com uma mulher normal. Sabe-se que os pais desse homem também possuem a FOP e que ele possui uma irmã normal. A probabilidade desse casal, vir a ter um menino normal é de:

Alternativas
Q1078693 Biologia
No ciclo haplodiplobionte de um musgo o:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: C
5: A