Questões de Concurso Público EMSERH 2017 para Médico - Dermatologia

Foram encontradas 10 questões

Q1337733 Medicina
Recém-nascido prematuro do sexo masculino, Capurro: 35 semanas, parto normal, Apgar 6 e 8, anictérico, acianótico, apresenta distensão da bexiga. Na história obstétrica, oligoâmnio moderado e sinais ultrassonográficos de hidronefrose bilateral. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q1342706 Medicina
O teste do coraçãozinho de um recém-nascido a termo, 39 semanas de idade gestacional, sexo feminino, foi realizado com 32 horas de vida: saturação do MSD (mão direita), 95% e MID (pé direito), 96%. Recebeu alta do berçário, clinicamente bem. Com 2 meses de idade, na consulta de puericultura, a pediatra solicitou exames que confirmaram a existência de uma cardiopatia congênita. Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q1342707 Medicina
A Emergência Pediátrica recebe um escolar de 8 anos queixando-se de dores abdominais difusas, que pioram às refeições. No exame físico, o médico residente observa “lesões palpáveis e avermelhadas” que se manifestam predominantemente nos membros inferiores e na região glútea. Suspeita de “artrite” nos tornozelos. Nos exames laboratoriais encontra leucocitose discreta e VHS de 45 mm (na primeira hora). Marque diagnóstico mais provável.
Alternativas
Q1342710 Medicina
Recém-nascido de parto normal, bolsa rota por 6 horas, ictérico, 4 dias de vida, história de prematuridade (PIG), triagem auditiva inconclusiva. É levado ao atendimento de emergência com petéquias, especialmente nos membros inferiores. Apresenta baço a 3 cm do rebordo costal esquerdo e fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito, sopro sistólico predominantemente infraclavicular e leucocoria (suspeita de catarata congênita). Aprincipal hipótese é de:
Alternativas
Q1342711 Medicina
Escolar de 7 anos com história de redução do volume urinário há cerca de uma semana, distensão abdominal (responsável atribuiu o quadro a “alergia alimentar”). Apresenta edema principalmente na face e nos membros inferiores. Pela manhã, febre de 39°C (sic) e dor abdominal importante. Ao exame físico, palidez cutâneo-mucosa, acianótico, anictérico; asculta cardíaca sem revelar alterações expressivas, FC = 128 bpm, FR = 50 ipm; normotenso, AP = “prejudicada”, MV aparentemente reduzido nos terços inferiores. Bastante edemaciado ("ascite”), predominantemente na face e nos membros inferiores. Palpação abdominal dolorosa, superficial e profunda. Sinais de hiperemia na parede abdominal (?). EAS (urina): proteinúria (3+/4+), nitrito, hemoglobina e estearase negativos. Assinale a principal hipótese diagnostica.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: B
5: A