Questões de Concurso Público Prefeitura de São Sebastião do Alto - RJ 2024 para Médico Plantonista
Foram encontradas 14 questões
()Efetua-se o diagnóstico com base na história, no exame físico e nos testes de função pulmonar.
()Um de seus sintomas é a ansiedade.
()A asma não é capaz de envolver broncoconstrição.
()Os gatilhos comuns da exacerbação da asma incluem ar frio e seco. Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
"É um distúrbio autossômico dominante, caracterizada por coreia, sintomas neuropsiquiátricos e degeneração cognitiva progressiva, geralmente iniciada na meia-idade. O diagnóstico é feito por exame genético. Os parentes de primeiro grau devem receber aconselhamento genético antes de os exames genéticos serem feitos. O tratamento é de suporte."
O trecho acima diz respeito a seguinte doença degenerativa:
I.É uma doença crônica autoimune sistêmica que envolve principalmente as articulações.
II.Produz lesões mediadas por citocinas, quimiocinas e metaloproteases.
III.O tratamento envolve fármacos, medidas fisioterapêuticas e, algumas vezes, cirurgia. IV.Os fármacos antirreumáticos modificadores da doença ajudam a controlar os sintomas e diminuir a progressão da doença.
Estão corretas as afirmativas:
"É a inflamação aguda da vesícula biliar que se desenvolve em horas, geralmente como resultado da obstrução do ducto cístico por um cálculo. Sintomas incluem dor em hipocôndrio direito do abdome, algumas vezes acompanhada de febre, calafrios, náuseas e vômitos. A ultrassonografia abdominal detecta os cálculos e algumas vezes a inflamação local associada."
O trecho acima diz respeito a:
I.Essa patologia pode estar associada a diversas causas, no entanto, seu principal fator desencadeante é a formação de placas de gordura no interior das artérias.
II.É definida como um aumento da passagem de sangue para a irrigação do músculo cardíaco, acometendo, principalmente, as artérias coronárias.
III.O tabagismo é um fator de risco estritamente relacionado as patologias isquêmicas coronarianas. IV.Um de seus sintomas é a falta de ar.
Estão corretas as afirmativas:
()Uma das suas causas mais comuns são os fármacos e toxinas.
()Há diminuição da pressão arterial, causando circulação hiperdinâmica com a diminuição da frequência cardíaca e do débito cardíaco.
()Manifestações características são status mental alterado (geralmente parte da encefalopatia portossistêmica) e icterícia.
()Uma das suas causas mais comuns são as doenças vasculares.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.