Questões de Concurso Público SES-DF 2023 para Residência - Grupo 13 – Programa(s)- Transplante Renal
Foram encontradas 4 questões

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é uma ferramenta não invasiva e bastante útil na avaliação das doenças renais. Com base na imagem, acerca das estruturas enumeradas, assinale a alternativa correta.

Um paciente de 25 anos de idade foi admitido no pronto atendimento com queixa de hematúria e dor em flanco direito. Foi realizada ultrassonografia à beira do leito, que revelou a imagem apresentada a qual representa
Um paciente de 78 anos de idade, trabalhador rural, desconhece comorbidades, buscou atendimento médico na unidade de emergência com relato de hiporexia e náuseas de início há duas semanas e oligúria há três dias. Realizou exames laboratoriais que demonstraram creatinina = 7,5 mg/dL, Ureia = 145 mg/dL, bicarbonato = 12,5 mEq/L e potássio sérico = 5,8 mg/dL. Foi realizada, também, avaliação clínica com ultrassonografia à beira do leito.
Com base nesse caso clínico e considerando a imagem, apresentada, assinale a alternativa correta.