Questões de Concurso Público Instituto Rio Branco 2023 para Terceiro-Secretário da Carreira Diplomata - Tarde

Foram encontradas 10 questões

Q2406483 Relações Internacionais

No que concerne à política externa brasileira na década de 1960, julgue (C ou E) o item a seguir. 



No começo da década de 1960, as questões de política externa e interna estiveram particularmente relacionadas. Intensificou-se o debate de política externa em torno das duas tendências que haviam surgido a partir do final da Segunda Guerra Mundial: a americanista, que defendia o desenvolvimento associado aos países industrializados e colocava ênfase especial na amizade com os Estados Unidos da América (EUA), e a nacional-desenvolvimentista ou independente, que pregava a mobilização nacional no desenvolvimento, a independência com relação aos EUA e a colaboração com os demais países em desenvolvimento.

Alternativas
Q2406484 Relações Internacionais

No que concerne à política externa brasileira na década de 1960, julgue (C ou E) o item a seguir. 



Na visão americanista, embora a rigidez da Guerra Fria nos anos de 1950 tivesse diminuído, o conflito leste-oeste deveria ser o tema central da política externa brasileira. O Ocidente representava os ideais de liberdade, igualdade, fraternidade, humanismo, racionalismo, ciência e democracia.

Alternativas
Q2406485 Relações Internacionais

No que concerne à política externa brasileira na década de 1960, julgue (C ou E) o item a seguir. 



Criada em um mundo dividido em dois blocos, a política externa independente buscou obter vantagens para o País como resultado dessa divisão. Ao sublinhar seu empenho na autodeterminação dos povos, reivindicou maior liberdade para o Brasil no mundo, levando em consideração seus interesses econômicos. Procurou diversificar as relações diplomáticas do Brasil, principalmente no campo econômico e comercial, incorporando a Europa Oriental ao universo das relações do Brasil. Também inclinou-se a assumir uma nova liderança entre os países em desenvolvimento, mirando-se no exemplo de líderes como Nasser, Tito e Nehru, os quais pretendiam consolidar e ampliar a independência política do Terceiro Mundo. 

Alternativas
Q2406486 Relações Internacionais

No que concerne à política externa brasileira na década de 1960, julgue (C ou E) o item a seguir. 



A política externa independente revelou pragmatismo inédito nas relações internacionais do Brasil, que permitiu adotar, para cada problema ou questão concreta, uma linha de conduta mais próxima dos objetivos traçados, sem ligação prévia com blocos de nações ou ideologias. Foi além da definição do interesse nacional em vista da modificação do processo de desenvolvimento interno, fundado na maior participação do País no mercado internacional.

Alternativas
Q2406503 Relações Internacionais
           No âmbito externo, o monarca manteve a política expansionista de seu pai, que pretendera estender as fronteiras meridionais do Brasil até as margens do Prata. O resultado foi a continuidade da guerra na Cisplatina com a Argentina. A província Cisplatina transformou-se no atual Uruguai, e os dois contendores saíram igualmente derrotados, com seus cofres públicos literalmente arrombados.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. 1a edição. 5a reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 239, com adaptações.

Em relação à guerra da Cisplatina e à política externa do Primeiro Reinado (1822 – 1831), julgue (C ou E) o item a seguir. 


A província Cisplatina foi formalmente anexada ao território do Reino de Portugal, Brasil e Algarves em 1821 e, em 1825, o conflito foi deflagrado a partir da invasão de um grupo de militares à Banda Oriental apoiados pelo governo de Buenos Aires, com o objetivo de separar a Cisplatina do império brasileiro. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: C