Questões de Concurso Público GDF-SEEC 2023 para Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental - Medicina Veterinária

Foram encontradas 11 questões

Q2432152 Veterinária

O século 19 não conheceu normas que disciplinassem a realização de pesquisas com seres humanos. O padrão era utilizar os próprios pacientes como sujeitos das pesquisas, buscando um tratamento melhor para eles, ou recorrer à autoadministração do medicamento, no caso de o próprio médico ou dentista receber a droga em teste. Muito do que foi feito em termos de pesquisa naquela época teve como justificativa o “progresso da ciência”.


REGO, S. et al. Bioética: histórico e conceitos. In: Bioética para profissionais da saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. 2009, com adaptações.


Na atualidade, diversas mudanças ocorreram nas pesquisas científicas com humanos e com animais. Tem sido questionado não somente o sofrimento ao qual os animais são submetidos, mas também a impossibilidade de que eles se beneficiem dos procedimentos dos quais tomam parte. No Brasil, o primeiro instrumento legal a disciplinar o uso de pesquisas em animais foi a Lei Arouca (Lei n° 11.794/2018), que criou o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), e as comissões de ética no uso de animais (Ceua) em instituições que almejavam a pesquisa com animais. Acerca do uso de animais em pesquisa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432161 Veterinária

A biossegurança é um conjunto de medidas que visam a prevenir, a minimizar ou a eliminar os riscos característicos da prática profissional, assegurando, assim, a preservação do meio ambiente e a saúde do homem e dos animais. Os médicos veterinários, como os outros profissionais da saúde, devem conhecer e aplicar essas medidas, a fim de se resguardarem dos riscos inerentes à sua profissão e, consequentemente, proteger a população.


Nesse sentido, as boas práticas laboratoriais devem ser aplicadas para minimizar possíveis acidentes e assegurar a melhoria da qualidade dos serviços no laboratório. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432164 Veterinária

De acordo com o Tratado de Animais Selvagens: medicina veterinária, de Z. S. Cubas (2014), os centros de reabilitação de animais silvestres (CRAS) têm como finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, criar, recriar, reproduzir, manter e reabilitar espécimes da fauna silvestre nativa para fins de programas de reintrodução no ambiente natural.


A devolução dos animais à vida livre deve obedecer a aspectos técnicos, para não causar danos ao próprio animal ou às populações em vida livre. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica o (s) tipo (s) de soltura de animais selvagens mais comumente considerado(s) pelo CRAS.

Alternativas
Q2432172 Veterinária

A defesa sanitária animal visa à proteção de animais e de rebanhos contra a introdução de doenças; ao controle das doenças existentes e à sua erradicação. Ela é usualmente realizada por meio de parceria realizada entre os governos federal, estaduais e municipais. Dessa maneira, o estabelecimento de programas a serem desenvolvidos está relacionado ao grau de importância social e econômica das enfermidades, assim como às prováveis perdas físicas e às limitações comerciais relacionadas com a doença. O serviço veterinário deve estar preparado para definir o perfil sanitário das diferentes áreas que integram o programa e realizar o diagnóstico da situação, a fim de indicar as estratégias a serem adotadas, para lidar com as diversas doenças.


Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432174 Veterinária

As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. Os patógenos podem ser bacterianos, virais e parasitários, ou podem envolver agentes não convencionais e se espalhar para os humanos por meio do contato direto ou por alimentos, pela água ou pelo meio ambiente. A respeito das zoonoses, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: E