Questões de Concurso Público ADASA 2022 para Técnico em Regulação de Serviços Públicos

Foram encontradas 9 questões

Q1953577 Engenharia Ambiental e Sanitária
Entre os fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), consta que a bacia hidrográfica é a unidade territorial para a implementação da PNRH e a atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm>. Acesso em: 19 jul. 2022, com adaptações.
Quanto à unidade territorial de uma bacia hidrográfica, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1953578 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma maneira de conceituar o ciclo hidrológico é ligando-o ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na hidrosfera, entre os oceanos, as calotas de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. Esse movimento permanente deve-se ao Sol, que fornece energia para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera (evaporação), e à gravidade que faz com que a água condensada caia (precipitação), e que, uma vez na superfície, ela circule através de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltram nos solos e nas rochas pelo interior dos seus poros, das fissuras e das fraturas (escoamento subterrâneo). Porém, nem toda a água precipitada alcança a superfície, já que, na sua queda, ela pode ser interceptada pela vegetação e torna a evaporar-se.
CARVALHO, D. F. de; SILVA, L. D. B. da. Ciclo hidrológico. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/>. Acesso em: 19 jul. 2022, com adaptações.

A respeito do ciclo hidrológico, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q1953580 Engenharia Ambiental e Sanitária
A governança da água no Brasil começa com a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), delineada na Lei Federal nº 9.433/1997. Neste marco jurídico, a governança das águas é realizada com a participação social, o envolvimento e a negociação dos interessados, tendo a bacia hidrográfica e a descentralização como unidade de gestão. Dessa forma, a cidadania tornou-se o eixo estruturante da governança democrática, o que implica conhecimento e espaços efetivos de participação.
WOLKMER & PIMMEL (2013). Política Nacional de Recursos Hídricos: governança da água e cidadania ambiental. Disponível em: <http:// dx.doi. org/>. Acesso em: 19 jul. 2022, com adaptações.

No que se refere à PNRH, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1953581 Engenharia Ambiental e Sanitária
A cobrança pelo uso de recursos hídricos é um dos instrumentos de gestão da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e tem como objetivos: I. dar ao usuário uma indicação do real valor da água; II. incentivar o uso racional da água; e III. obter recursos financeiros para recuperação das bacias hidrográficas do País.
Disponível em: <https://www.snirh.gov.br/>. Acesso em: 19 jul. 2022, com adaptações.
Acerca dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1953584 Engenharia Ambiental e Sanitária
A drenagem e o manejo das águas pluviais urbanas (DMAPU) evitam e atenuam impactos humanos, sociais, ambientais e econômicos, resultantes de eventos hidrológicos impactantes. Nessa condição, enquadram-se inundações, enxurradas e alagamentos que ocorrem em áreas urbanas, especialmente nas que se caracterizam por ocupação desordenada de encostas e áreas naturais de drenagem, alteração e assoreamento de cursos hídricos e impermeabilização do solo.
Disponível em: <http://www.snis.gov.br/>. Acesso em: 9 jul. 2022, com adaptações.

A respeito da drenagem e do manejo das águas pluviais urbanas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: D
5: C