Questões de Concurso Público SES-DF 2018 para Médico - Cancerologia / Oncologia Clínica

Foram encontradas 15 questões

Q1111188 Medicina
Paciente do sexo feminino, de 32 anos de idade, previamente hígida, recém-diagnosticada com carcinoma ductal invasivo em mama direita, com receptor de estrógeno negativo, receptor de progesterona negativo, HER-2 escore 3 (FISH positivo), Ki-67 = 50% e estadiamento T2 N0 M0, é encaminhada pelo mastologista a uma consulta para discutir proposta de terapia neoadjuvante. Ela refere que leu na internet que a Food and Drug Administration (FDA) aprovou recentemente uma nova medicação para câncer de mama, o olaparibe. Quanto à aprovação recente pelo FDA, em janeiro de 2018, do uso de olaparibe em pacientes com câncer de mama, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111189 Medicina
Imagem associada para resolução da questão
Paciente do sexo masculino, de 62 anos de idade, previamente hígido, com diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão com mutação do EGFR, metastático para fígado, comparece à consulta ambulatorial pós-ciclo 1 de primeira linha de tratamento paliativo com gefitinibe. Refere aparecimento de lesões em tronco após o início do tratamento, sem outras queixas. Ao exame dermatológico, identifica-se rash eritematoso papulovesicular acneiforme pruriginoso em toda a extensão anterior e posterior do tronco, bem como em região malar grau 3 pelo CTCAE 4.0, como na imagem apresentada, claramente relacionadas ao tratamento com gefitinibe. Com relação ao caso descrito, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1111190 Medicina
Em março de 2017, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou, pela primeira vez, um tratamento oncológico para carcinoma de células de Merkel metastático, independentemente da exposição prévia ou não à quimioterapia. Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica o medicamento recentemente aprovado em primeira linha de tratamento paliativo para o tipo de neoplasia mencionada.
Alternativas
Q1111191 Medicina
Paciente do sexo feminino, de 59 anos de idade, previamente hígida, recém-diagnosticada com carcinoma ductal invasivo em mama direita, com receptor de estrógeno negativo, receptor de progesterona negativo, HER-2 escore 1, Ki-67 = 30% e estadiamento T3 N0 M0, está em programação de iniciar tratamento neoadjuvante com AC-T (doxorrubicina 60 mg/m² endovenoso D1 e ciclofosfamida 600 mg/m2 endovenoso D1 a cada 21 dias por 4 ciclos, seguido de paclitaxel 80 mg/m2 endovenoso semanal por 12 semanas). A paciente questiona a respeito de uma injeção que a prima dela havia utilizado durante a quimioterapia para aumentar a imunidade. Considerando o exposto e quanto ao uso de fator de crescimento de colônias (filgrastim) como profilaxia primária para redução do risco de neutropenia febril, segundo a guideline da American Society of Clinical Oncology (ASCO), é correto afirmar que a profilaxia primária
Alternativas
Q1111192 Medicina
Considere paciente do sexo feminino, de 60 anos de idade, previamente hígida, recém-diagnosticada com melanoma cutâneo no braço esquerdo, cujo exame anatomopatológico da ressecção evidenciou: melanoma maligno tipo nodular, CLARK IV, Breslow = 4,2 mm, 38 mitoses por 10 campos de grande aumento, infiltrado linfocitário leve, ulceração presente, invasões angiolinfática e perineural ausentes, margens livres, pT4b. Foram realizados pesquisa de linfonodo sentinela e estadiamento sistêmico, sem evidência de doença. Em abril de 2018, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou a combinação de dabrafenibe e trametinibe para uso em tratamento adjuvante de melanoma. Com relação a essa aprovação pela FDA, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: C
5: B