Questões de Concurso Público Prefeitura de Bonópolis - GO 2019 para Professor - Pedagogo

Foram encontradas 2 questões

Q1054545 Pedagogia
Há experiências evidentes que mostram com clareza que o que lembramos, após a leitura de um texto, são as inferências que fizemos durante a leitura do mesmo. Quando decoramos um texto, sem tentar procurar um sentido global, isto é, sem fazer as inferências necessárias, esquecemos o conteúdo quase que imediatamente, evidenciando, com isso, que não houve compreensão, apenas um passar de olhos superficial, sem que o material percebido sequer pareça ter entrado na consciência. Lopes, et.al. Escola ativa (2010). O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo através de estratégias de leitura que são:
a) Decodificação b) Inferência c) Antecipação d) Seleção e) Verificação
Atribua o significado correto para cada estratégia de acordo com a sequência das mesmas:
( ) Utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante. ( ) Não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura. ( ) Pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos. ( ) Confirmação e checagem das demais estratégias na medida em que se lê. ( ) Contexto para interpretar o texto. Usar os conhecimentos de mundo para entendê-lo.
Assinale a sequência correta:
Alternativas
Q1054552 Pedagogia
Emília Ferreiro, em sua pesquisa sobre o processo de construção da leitura e da escrita, ao lado de Ana Teberosky, faz uma descrição mapeadora do processo que cada indivíduo percorre para aquisição da língua escrita. O fracasso ou o sucesso da alfabetização depende de entender o nível de evolução conceitual da criança. É importante para o educador alfabetizador conhecer os caminhos que a criança percorre, para estabelecer e compreender o processo de construção do sistema, intervindo de modo a levá-la a refletir sobre suas hipóteses. De acordo com os níveis de evolução da escrita podemos dizer que:
I. NÍVEL PRÉ-SILÁBICO: A criança não diferencia o desenho da escrita, e não dá nenhum significado ao texto. Ela pensa que os desenhos dizem os nomes dos objetos. II. NÍVEL SILÁBICO: Diante dos conflitos da hipótese silábica, a criança descobre que o esquema de uma letra para cada sílaba não funciona e, assim, procura acrescentar letras à escrita da fase anterior. Emília Ferreiro adverte que um adulto mal informado poderá, nessa fase, achar que a criança está omitindo letras, o que não é verdade. A criança está é acrescentando letras à sua escrita da fase anterior. Trata-se de um progresso, e não de um retrocesso. III. NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO: Essa escrita constitui um grande avanço, e se traduz num dos mais importantes esquemas construídos pela criança, durante o seu desenvolvimento. Pela primeira vez, ela trabalha com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala, porém, com uma particularidade: cada letra vale por uma sílaba. Assim, utiliza tantas letras quantas forem as sílabas da palavra. IV. NÍVEL ALFABÉTICO: Ela já é capaz de fazer uma análise sonora dos fonemas das palavras que escreve. Isso, porém, não significa que todas as dificuldades foram vencidas. A partir daí, surgirão os problemas relativos à ortografia, entretanto, trata-se de outro tipo de dificuldade que não corresponde ao do sistema de escrita que ela já venceu.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C