Questões de Concurso Público USP 2023 para Técnico Administrativo

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2023 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2023 - USP - Técnico Administrativo |
Q2532106 Atualidades

Leia a tirinha:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://www.facebook.com/tirasarmandinho


Nos últimos anos, entrou em debate no Brasil um modelo de educação que vai na direção oposta ao relatado na tirinha. Considerado inadequado em relação ao sistema jurídico brasileiro por decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2018, e criticado por especialistas em educação, trata-se da discussão sobre: 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2023 - USP - Técnico Administrativo |
Q2532108 Atualidades
TEXTO PARA A QUESTÃO.

O único índice de ações do Brasil voltado para _____________ começa o ano com uma nova composição. O Índice Teva Mulheres na Liderança reúne ações de companhias com maior participação de mulheres em órgãos de direção. Ele é replicado pelo fundo (ETF) ELAS11, gerido pela Safra Asset, com resultados melhores que o Ibovespa desde o lançamento no dia 8 de março de 2022 (Dia Internacional da Mulher).
Desde o lançamento até o fechamento do ano, o ELAS11 acumulou ganho de 2,043%, contra uma queda de -1,66% do Ibovespa no mesmo período. No rebalanceamento de janeiro, seis companhias figuram na carteira do índice com melhores scores: Eletrobras (ELET3 e ELET6), Americanas (AMER3), Auren Energia (AURE3), Aliansce Sonae (ALSO3), Hidrovias do Brasil (HBSA3) e Positivo Tecnologia (POSI3).(...)
O índice permite uma exposição ampla e diversificada à bolsa, pois abrange um número grande de companhias. Para entrar no índice, as empresas precisam ter participação de mulheres nas diretorias, nos conselhos de administração e fiscais e comitês de gestão, além de atenderem a critérios de liquidez e valor de mercado observados pelo índice.

Texto adaptado do original: https://valor.globo.com.
O texto, escrito no início de janeiro de 2023, cita companhias com melhores escores no rebalanceamento do início do ano. Uma dessas empresas esteve no centro dos noticiários logo na sequência. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2023 - USP - Técnico Administrativo |
Q2532117 Atualidades

A frase a seguir foi proferida pelo então reitor da USP Marco Antonio Zago, em 2015:


"Os três maiores desafios que as universidades latino-americanas enfrentam hoje são assegurar que todas as pessoas tenham a oportunidade de participar do ensino superior, a despeito de sua condição socioeconômica e origem étnica; melhorar a qualidade do ensino, levando-se em consideração as necessidades da sociedade local e das mudanças globais; e promover pesquisas que tenham valor para a humanidade, mas também sejam pertinentes ao meio ambiente local e regional". 


Fonte: https://jornal.usp.br (adaptado).


Passados mais de 7 (sete) anos dessa fala, sobre o panorama atual da USP, é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C