Questões de Concurso Público Prefeitura de Timbó - SC 2026 para Agente de Trânsito e Transporte
Foram encontradas 18 questões
1.Advertir os usuários com antecedência sobre a condição anormal.
2.Canalizar gradualmente o fluxo para o percurso disponível.
3.Proteger a aproximação e organizar a passagem pela área de trabalho.
4.Reconduzir o fluxo às condições normais e retirar a sinalização que perdeu sua finalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.O órgão executivo municipal pode planejar, projetar, regulamentar e operar a circulação, inclusive em alterações temporárias.
II.A fiscalização municipal deve observar as competências privativas e concorrentes estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro.
III.O exercício das competências municipais depende da integração do Município ao Sistema Nacional de Trânsito, por órgão, entidade ou diretamente pela prefeitura, nos termos regulamentares.
É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas no excerto:
(__)A intervenção depende de permissão prévia do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.
(__)Em interdição não emergencial, a comunicação à comunidade pode ocorrer depois do início, desde que o desvio esteja sinalizado.
(__)A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.Devem constar a tipificação, o local, a data e a hora do cometimento da infração.
II.Devem constar elementos de identificação do veículo e do órgão, da autoridade, do agente ou do equipamento que comprovar a infração.
III.A assinatura do infrator é colhida sempre que possível, de modo que sua ausência não invalida automaticamente o auto regularmente formado.
É correto o que se afirma em:
(__)As ordens do agente de trânsito prevalecem sobre as normas de circulação e os demais sinais.
(__)As indicações do semáforo prevalecem sobre os demais sinais.
(__)As regras gerais de circulação prevalecem sobre a sinalização vertical quando houver divergência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__)Devem possuir autorização emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do Estado ou do Distrito Federal.
(__)Devem passar por inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.
(__)A regulamentação municipal pode dispensar a autorização estadual quando o veículo possuir licença local para o serviço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.A cor amarela é empregada, entre outras funções, para separar fluxos de sentidos opostos.
II.A cor branca é empregada, entre outras funções, para separar fluxos do mesmo sentido e delimitar áreas de circulação.
III.As linhas contínuas e as seccionadas possuem a mesma função na sinalização horizontal, diferenciando-se apenas pela facilidade de execução e de manutenção.
É correto o que se afirma em:
Primeira coluna: conceito
1.Parada 2.Estacionamento 3.Operação de carga e descarga
Segunda coluna: descrição
(__)Imobilização por tempo superior ao necessário ao embarque ou desembarque de passageiros.
(__)Imobilização pelo tempo estritamente necessário ao embarque ou desembarque de passageiros.
(__)Imobilização destinada ao carregamento ou descarregamento, considerada estacionamento pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
I.O ciclomotor está sujeito a registro, licenciamento e emplacamento perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal.
II.A bicicleta elétrica e o equipamento autopropelido que atendam aos limites regulamentares estão sujeitos a registro, licenciamento e emplacamento perante o órgão executivo de trânsito estadual.
III.O órgão com circunscrição sobre a via pode regulamentar a circulação desses veículos e equipamentos nas vias e infraestruturas cicloviárias sob sua responsabilidade.
É correto o que se afirma em: