Questões de Concurso Público CISAMVE - SC 2025 para Enfermeiro

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Enfermeiro |
Q3324495 Medicina
O abortamento é um problema de saúde pública que tem maior incidência nos países em desenvolvimento e é uma das causas importantes de mortalidade materna no mundo, inclusive no Brasil. Abortamento é a interrupção da gravidez até 20 semanas ou até o feto atingir 500g de peso. Os erros de diagnóstico são muito frequentes. Quando a mulher chega no serviço de emergência com dor ou sangramento, no primeiro trimestre de gravidez, dois diagnósticos vêm à mente: o abortamento e a gravidez ectópica. O abortamento, pela prevalência, e a gravidez ectópica, pela gravidade. Analise as alternativas que seguem e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Para dizer que a mulher está passando por uma ameaça de abortamento, é preciso ter uma gravidez tópica, com embrião com batimento cardíaco presente. Isso significa que, na ameaça de abortamento, a gestação é viável.

(__)Para dizer que o abortamento é inevitável, é preciso preencher os critérios de gravidez interrompida, ou seja, não viável. Junto com o achado ultrassonográfico, a mulher apresenta dor e sangramento.

(__)Abortamento completo é aquele em que, onde se via gestação, após sangramento, não há mais evidência de gestação, e o Beta-HCG, que era alto, caiu.

(__)Abortamento incompleto é também uma gravidez não viável. Os critérios de gravidez interrompida (achado ultrassonográfico, presença de dor e sangramento) foram cumpridos, está normalmente associado a uma eliminação parcial do conteúdo da gestação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FURB Órgão: CISAMVE - SC Prova: FURB - 2025 - CISAMVE - SC - Enfermeiro |
Q3324498 Medicina
Arboviroses são doenças causadas por vírus (arbovírus) transmitidos por meio da picada de mosquitos, principalmente fêmeas. Há uma arbovirose cujo vírus causador foi isolado pela primeira vez em macacos, em uma floresta de Kampala, Uganda, no ano 1947. O primeiro isolamento humano foi relatado na Nigéria, em 1953. Desde então, expandiu sua abrangência geográfica para vários países da África, Ásia, Oceania e Américas. A maioria das infecções são assintomáticas ou representam uma doença febril autolimitada semelhante a outras infecções. Entretanto, a associação da infecção viral com complicações neurológicas como microcefalia congênita e síndrome de Guillain-Barré (SGB) foram demonstradas por estudos realizados durante surtos da doença no Brasil e na Polinésia Francesa. Todos os sexos e faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém, mulheres grávidas e pessoas acima de 60 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações da doença. Esses riscos podem aumentar quando a pessoa tem alguma comorbidade. Essa infecção pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, pode apresentar quadro clínico variável, desde manifestações brandas e autolimitadas até complicações neurológicas e malformações congênitas. Estudos recentes indicam que mais de 50% dos pacientes infectados tornam-se sintomáticos. O período de incubação da doença varia de 2 a 7 dias. Manifestações mais comuns: febre baixa ( ≤38,5 ºC) ou ausente; exantema (geralmente pruriginoso e maculopapular craniocaudal) de início precoce; conjuntivite não purulenta; cefaleia, artralgia, astenia e mialgia; edema periarticular, linfonodomegalia. Além da manifestação clínica exantemática febril leve da infecção, o prurido é um sintoma importante durante o período agudo, podendo afetar as atividades cotidianas e o sono. Essa doença descrita é uma arbovirose.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a doença descrita anteriormente:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C