Questões de Concurso Público Prefeitura de Ilhota - SC 2023 para Médico Ginecologista
Foram encontradas 13 questões
Considere as afirmativas relacionadas aos cânceres de útero e endométrio apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) O diagnóstico é feito exclusivamente por meio de exames de imagem, como USG com doppler.
(__) Carcinoma endometrioide é o tipo mais comum, bem diferenciado e com células que imitam as glândulas endometriais proliferativas.
(__) O tratamento requer histerectomia, salpingo-ooforectomia bilateral e, para histologia de alto risco, geralmente linfadenectomia pélvica e para-aórtica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Gestação prolongada, de acordo com a OMS, é aquela que se mantém a partir de 42 semanas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações e marque V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Após completar 40 semanas de gestação, deve-se orientar a gestante a monitorar os movimentos fetais diariamente.
(__) Após 40 semanas, quando for constatada a presença de líquido meconial, a gravidez deve ser interrompida.
(__) O pós-datismo apresenta riscos para mulher e feto, como crescimento fetal anormal, morte fetal e neonatal hemorragia pós-parto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Sobre as discinesias uterinas, analise as proposições a seguir:
I. A distocia de dilatação é definida pela progressão normal na dilatação do colo uterino em paciente em fase ativa do trabalho de parto, mesmo na ausência de contrações uterinas em intensidade e frequência adequadas para o momento, sem causas obstrutivas aparentes.
II. Podemos definir a distocia funcional por hipoatividade como a parada na progressão do trabalho de parto derivada da falta de contrações, tanto por de tônus como de frequência.
III. Podemos definir a distocia funcional por hiperatividade como aquela que cursa com atividade uterina normal, sem aumento na frequência e intensidade das contrações.
É correto o que se afirma em:
Dado o contexto de aloimunização pelo fator Rh na gestação, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os resultados dos testes com suas respectivas condutas:
Coluna 1: Resultado
(1) Gestantes não sensibilizadas com Coombs indireto negativo (Rh negativo).
(2) Gestantes sensibilizadas com Coombs indireto positivo.
(3) Gestantes com Coombs desconhecido.
Coluna 2: Conduta
(__) Realizar profilaxia com 300 mcg de Ig anti-D como medida de precaução, caso a paciente seja Rh negativo e não sensibilizada.
(__) Realizar profilaxia com 300 mcg de Ig anti-D para prevenir a sensibilização em futuras gestações.
(__) Realizar titulação e identificação de anticorpo para monitorar a condição e planejar o cuidado adequado.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Considere as afirmativas relacionadas à diabetes gestacional apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) O alvo de controle glicêmico 1 hora após a refeição é ≤140 mg/dL.
(__) Mães com DMG elevam o risco de má formações congênitas e macrossomia.
(__) A macrossomia fetal atinge principalmente o cérebro e fígado.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
No que diz respeito à relação entre incidência e prevalência de uma doença, analise as afirmativas a seguir:
I.A prevalência de uma doença depende da incidência dela (quanto maior for a ocorrência de casos novos, menor será o número de casos existentes) e da sua duração.
II.A relação entre incidência e prevalência segue a seguinte fórmula (Vaughan, 1992): Prevalência = Incidência X Duração Média da Doença.
III.A mudança da prevalência pode ser afetada tanto pela velocidade da incidência como pela modificação da duração da doença.
Fonte: https://bichosonline.vet.br
É correto o que se afirma em: