Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Belo - SC 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 3 questões

Q1625349 Psicologia
“A contemporaneidade, no que diz respeito à família, nos permite dois modos iniciais de aproximação: por um lado, há a ideia de que as novas configurações familiares - que vem se manifestando com mais intensidade nos últimos anos - engendram a impossibilidade do exercício adequado das tarefas parentais; por outro, a ideia de que, apesar das diferentes e novas configurações que possa adquirir, a família resiste” (TEPERMAN, 2009, p. 1). Isso posto, leia as afirmativas, a partir da ótica psicanalista sobre a família contemporânea, e escreva V, para verdadeira, e F, para falsa:
( ) O modelo de família nuclear, mesmo que seja idealizado e promova uma sensação de estabilidade e segurança, nunca foi sinônimo de "normalidade". ( ) Não existe uma forma de organização familiar ideal que poderia garantir as condições necessárias para a constituição do sujeito. ( ) Como efeito do declínio do nome do pai na contemporaneidade, a intervenção dos discursos científicos, jurídicos e pedagógicos na família, e sua tentativa de substituir o pai, produz filiações nem sempre simbólicas. ( ) A Ciência gera e modela crianças, e os efeitos dessa "verdade" contemporânea, se não alertados, podem ser desastrosos para a ética do desejo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q1625355 Psicologia
Leia e preencha as lacunas a partir da psicanálise freudiana e lacaniana no que diz respeito às estruturas clínicas:
“Um dos principais entraves ao avanço dos estudos sobre a psicose infantil e o autismo está na disputa diagnóstica. A falta de concordância entre profissionais impede, logo de saída, qualquer estudo epidemiológico, e dificulta enormemente as trocas científicas, já que os pesquisadores não estão falando do mesmo objeto de pesquisa - o autista do neurologista não é o autista do psicanalista” (KUPFER, 2000, p. 1).
___________ se estrutura a partir _________. Dito de outra maneira: a presença onipotente _________ impede a operação da __________, essa que poderia carregar consigo aqueles significantes capazes de funcionar como pontos de basta, como articuladores, como pontos nodais dos feixes de cadeias significantes necessárias à constituição e ao exercício de um sujeito.
Assinale a alternativa que completa as lacunas em ordem crescente:
Alternativas
Q1625356 Psicologia
“Hoje, num contexto cultural em franca transformação, homens e mulheres que se aventuram na procriação vão fundar sua família e construir-se como pai e como mãe em relação a um bebê. A estrutura simbólica, marcada por essas transformações, está presente desde antes do nascimento do bebê e é em relação a ela que vai ocorrer seu processo de tornar-se sujeito” (BERNARDINO, 2016, p. 412). Analise as assertivas abaixo no que diz respeito às possíveis características do laço entre pais e filhos na contemporaneidade, pensadas a partir de uma análise psicanalítica contemporânea:
I- Trata-se de um fenômeno diferente, em que sintomaticamente nos deparamos com um exagero. Como esses pais atuais renunciaram a sua “criança narcísica”, eles se reconhecem como castrados, estão eles mesmos em uma posição de onipotência fálica. II- Os filhos – estes sim – que vêm lhes apontar uma falta, que os pais encaram como falta imaginária, ou seja, um defeito a ser consertado. III- Esses pais extremamente narcísicos se interessam por filhos sujeitos, que eles encherão dos objetos oferecidos ao consumo infantil pelo mercado, para que a falta seja sempre representada. IV- Vemos então atualmente um narcisismo que se transmite de pais para filhos, em que a questão da diferença e da falta é transmitida. V- As consequências disso são a não entrada ou a extrema dificuldade de estar no campo do desejo, bem como a não resolução edípica que mudaria a posição do sujeito. Assinale a alternativa que traz assertivas correspondentes a uma análise contemporânea apoiada na psicanálise sobre o laço entre pais e filhos:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B