Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Belo - SC 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 15 questões

Q1625347 Psicologia
“O Conselho Federal de Psicologia – CFP oferece aos profissionais do Sistema Conselhos informações de natureza ética, teórica e metodológica sobre a avaliação psicológica, visando a aprimorar a qualidade dos serviços psicológicos oferecidos à sociedade brasileira. Essa demanda emergiu a partir dos fóruns de discussões sobre os métodos e, dentre eles, a definição de critérios mínimos para a validação dos testes psicológicos. Investimentos dessa envergadura se mostram eficazes, na medida em que oferecem um conjunto de informações norteadoras sobre os limites e as possibilidades dos métodos de avaliação psicológica empregados no Brasil, respaldados pela atual legislação que regulamenta a profissão de psicólogo neste país” (CFP, 2007, p. 6). O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber:
I- Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc.). É importante salientar que a integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação. II- Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica. III- Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação. IV- Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante delas, o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses.
Assinale a alternativa que corresponde, EM ORDEM, os passos da avaliação psicológica, segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica (CFP, 2007, P, 10, 11). Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos passos acima referidos:
Alternativas
Q1625348 Psicologia
“O conhecimento não tem sua gênese nem no sujeito nem no objeto, mas resulta das interações entre o sujeito e objeto pela ação do sujeito” (Collares, 2003, p. 49). O estudo das relações entre aprendizagem e desenvolvimento rendeu a construção de teorias no campo da Psicologia e da Educação, cada qual com suas especificidades. A ideia presente nessa citação de Collares corresponde à tese principal do(a):
Alternativas
Q1625349 Psicologia
“A contemporaneidade, no que diz respeito à família, nos permite dois modos iniciais de aproximação: por um lado, há a ideia de que as novas configurações familiares - que vem se manifestando com mais intensidade nos últimos anos - engendram a impossibilidade do exercício adequado das tarefas parentais; por outro, a ideia de que, apesar das diferentes e novas configurações que possa adquirir, a família resiste” (TEPERMAN, 2009, p. 1). Isso posto, leia as afirmativas, a partir da ótica psicanalista sobre a família contemporânea, e escreva V, para verdadeira, e F, para falsa:
( ) O modelo de família nuclear, mesmo que seja idealizado e promova uma sensação de estabilidade e segurança, nunca foi sinônimo de "normalidade". ( ) Não existe uma forma de organização familiar ideal que poderia garantir as condições necessárias para a constituição do sujeito. ( ) Como efeito do declínio do nome do pai na contemporaneidade, a intervenção dos discursos científicos, jurídicos e pedagógicos na família, e sua tentativa de substituir o pai, produz filiações nem sempre simbólicas. ( ) A Ciência gera e modela crianças, e os efeitos dessa "verdade" contemporânea, se não alertados, podem ser desastrosos para a ética do desejo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q1625350 Psicologia
“A natureza dos estudos de Piaget nos informa que, ao observarmos a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor o desenvolvimento cognitivo humano. Suas pesquisas sobre a epistemologia genética e a psicologia do desenvolvimento tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui. Com isso, conseguimos compreender que estudar o desenvolvimento humano, dentro dessa perspectiva, possibilita conhecer as características de cada faixa etária, em cada etapa da vida (denominadas ‘estágios’)” (SOUZA, WECHSLER, 2014, p. 136). Leia as características de pensamento abaixo e assinale a alternativa que traz, em ordem, os estágios da inteligência que cada característica corresponde:
I- O sujeito atinge a consciência moral, e a partir daí, as suas atitudes e deveres são guiados com base em sua significação e necessidade. II- O sujeito demonstra, pelos seus argumentos verbais, a irreversibilidade, isto é, a impossibilidade de reverter um pensamento. III- O sujeito desenvolve uma inteligência prática, ou seja, uma inteligência realizada através das percepções e dos movimentos. IV- O sujeito adquire vários conhecimentos, como a capacidade de consolidar as conservações de número, ou as operações infralógicas que são referentes à conservação física: peso, volume e substância V- O sujeito entra na fase das condutas de representação ou manifestações da função simbólica, quando adquire a capacidade de representar os fatos ou histórias do cotidiano, por meio da imitação, linguagem ou desenho.
Alternativas
Q1625351 Psicologia
“Abordar a história, os compromissos e as perspectivas da Psicologia Escolar e Educacional significa tratar de três dimensões fundamentais de seu estatuto como área de conhecimento articulada a um campo de prática social. A natureza dessa relação se expressa, pelo menos, em duas dimensões: a psicologia educacional como um dos fundamentos científicos da educação e da prática pedagógica e a psicologia escolar como modalidade de atuação profissional que tem no processo de escolarização seu campo de ação, com foco na escola e nas relações que aí se estabelecem. Dada a complexidade e a multiplicidade dessas questões, seu estudo comporta um amplo espectro de focos possíveis, tornando necessária uma delimitação que implica a opção por alguns caminhos em detrimento de outros, que podem ser abordados em outras oportunidades” (ANTUNES, 2008, p. 469). Sobre o campo da Psicologia Escolar e Educacional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Afirmativa I- Até a Regulamentação da Profissão de Psicólogo, em 1962, o Campo da Educação era a base principal para o Desenvolvimento da Psicologia no Brasil. A partir daí, torna-se secundário para os profissionais da área
PORQUE
Afirmativa II- A partir da regulamentação da profissão, alunos e profissionais passam a preferir o campo da psicologia clínica e da psicologia organizacional.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: D
5: E