Questões de Concurso Público Prefeitura de Guabiruba - SC 2019 para Técnico de Enfermagem

Foram encontradas 3 questões

Q1731858 Enfermagem

Com relação ao Diabetes Mellitus (DM), avalie as afirmações:


I- O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença autoimune, poligênica, decorrente de destruição das células β pancreáticas, ocasionando deficiência completa na produção de insulina.

II- O controle da glicemia reduz de forma significativa as complicações do diabetes mellitus (DM). Assim, métodos que avaliam a frequência e a magnitude da hiperglicemia e das hipoglicemias são essenciais no acompanhamento do DM, visando a ajustes no tratamento.

III- A via usual para aplicação de insulina é a intradérmica. A extensa rede de capilares possibilita a absorção gradativa da insulina e garante o perfil farmacocinético descrito pelo fabricante.

IV- Quando sob refrigeração, a insulina em uso deve ser retirada da geladeira imediatamente antes da aplicação, para manter a preservação do produto, garantir seu efeito na administração e reduzir dor.

V- Ao administrar insulina em adultos com agulhas de 4mm de comprimento, é dispensável a realização de pregas cutâneas, exceto em indivíduos com escassez de tecido subcutâneo no local da aplicação.

VI- O rodízio dos pontos de aplicação é fator decisivo para um tratamento insulínico seguro e eficaz, prevenindo hipo ou hiperfisectomia e descontrole glicêmico.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q1731859 Enfermagem
Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas associada à hiperresponsividade das vias aéreas, que leva a episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse. Esses episódios são uma consequência da obstrução ao fluxo aéreo intrapulmonar generalizada e variável, reversível espontaneamente ou com tratamento. Uma das estratégias de tratamento é uso de medicação inalatória. Com relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicação inalatória, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1731864 Enfermagem

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais. Com relação a HAS, avalie as afirmações:


I- São considerados fatores de risco para HAS: idade, sexo, etnia, ingestão de álcool, sedentarismo, fatores socioeconômicos e genética.

II- Para mensuração da PA, é necessário certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia, não praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos e não fumou nos 30 minutos anteriores.

III- Para mensuração da PA, o paciente deve estar sentado, com pernas cruzadas, dorso recostado na cadeira e relaxado. O braço deve estar apoiado sobre a perna, com a palma da mão voltada para cima. Não é necessário retirar as roupas que garroteiam o membro.

IV- Para selecionar o manguito para mensuração da PA, é necessário determinar a circunferência do braço no ponto médio entre acrômio e olécrano.

V- Considera-se normotensão quando as medidas de PA são ≤ 130/90 mmHg.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B