Questões de Concurso Público SESAU-RO 2017 para Médico Hematologista
Foram encontradas 25 questões
Em relação à dengue com sinais de alarme, é correto afirmar que:
Um dos aspectos mais relevantes da relação médico-paciente é a obtenção de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Em relação ao tema, é correto afirmar que:
A seguinte anormalidade apresentada no eletrocardiograma está associada com hipocalemia severa:
Uma das principais emergências médicas é a doença coronariana que evolui com supradesnivelamento ST e infarto agudo do miocárdio. Em relação à abordagem inicial de paciente nessa condição, é correto afirmar que:
Paciente masculino, 26 anos, compareceu à Emergência com queixas de epigastralgia e mal-estar geral. O paciente foi diagnosticado como tendo gastrite e liberado com uso de omeprazol. No dia seguinte, ele retorna com queixa de piora da dor, desta vez em quadrante inferior direito do abdômen e náuseas e vômitos recentes. No exame físico, ele encontra-se em posição antálgica com o tronco levemente fletido. A palpação do quadrante inferior esquerdo causa dor contralateral (sinal de Rovsing). O hemograma tem leve leucocitose (11.500/mm3).
O diagnóstico mais provável e a conduta são:
O conceito de clínica ampliada está melhor definido na seguinte opção:
Existem diversos antimicrobianos do grupo das quinolonas. Assinale a alternativa que contém aqueles de melhor ação contra Streptococcuspneumoniae:
Em relação aos medicamentos inibidores da enzima conversora de angiotensina, é correto afirmar-se que:
Analise o hemograma abaixo:
Hemácias 3.940.000/mm3
Hemoglobina 9,5 g/dl
Hematócrito 28%
Volume corpuscular médio 71 fL
Leucócitos 7500/mm3 (0/1/4/69/18/8)
Plaquetas 495.000/mm3
Nessas condições, o exame:
Em relação às medidas para controle de infecções hospitalares, é correto afirmar que:
Paciente diabético tipo 1 é trazido para a emergência com quadro de confusão mental agudo. Apresenta taquipneia, apesar de saturação de oxigênio de 100%. Nota-se ainda desidratação severa. A família relata que o paciente vinha apresentando febre há 48 h. A avaliação laboratorial demonstrou os seguintes resultados:
Glicemia 350 mg/dL; sódio 130 meq/L; potássio 5,1 meq/L; bicarbonato 14 meq/L; pH 7,1.
O diagnóstico mais provável é:
Pacientes que fazem tratamento crônico com corticosteroides, tais como aqueles com artrite reumatoide, estão sujeitos ao seguinte efeito colateral do uso dessas drogas por longo prazo:
O exame complementar para confirmação de litíase biliar é:
A febre amarela voltou a representar um importante problema de saúde pública no Brasil. Cerca de 15% dos acometidos adquire a forma grave da doença, com alta letalidade. Os achados clínicos são semelhantes aos da hepatite viral, da leptospirose, da malária, etc. O seguinte achado é mais comum na febre amarela grave do que nas demais infecções citadas:
Os testes sorológicos para hepatite B de um doador de sangue mostram os seguintes resultados: HBsAg: Negativo; Anti-HBc: positivo.
O doador foi convocado para uma consulta e uma segunda amostra foi colhida para confirmação. Os resultados dessa segunda amostra mostraram: HBsAg: negativo; Anti-HBc: positivo; anti-HBsAg: positivo (título: > 3 Unidades).
A partir desses resultados, é correto afirmar que:
Correlacione os hemocomponentes a seguir com suas respectivas indicações clínicas.
Hemocomponentes
1. Concentrado de hemácias desleucocitados.
2. Concentrado de hemácias com hematócrito superior a 90%.
3. Concentrado de hemácias lavadas.
4. Concentrado de hemácias irradiadas.
Indicações:
Transfusão em pacientes portadores de doença falciforme.
Transfusão em pacientes submetidos a transplante de medula óssea.
Transfusão intrauterina em fetos com doença hemolítica perinatal.
Transfusão de pacientes com graves deficiência de IgA.
Essas indicações relacionam-se respectivamente com:
Com relação às reações transfusionais, analise as afirmativas a seguir.
I. A reação denominada TRALI ocorre geralmente em pacientes com altos títulos de anticorpos anti-HLA.
II. A reação febril não-hemolítica está associada à reação de anticorpos anti-HLA do paciente com os leucócitos presentes na bolsa transfundida.
III. Os anticorpos dirigidos contra antígenos do sistema Kidd causam reações hemolíticas diferidas.
Assinale:
Com relação às causas de inaptidão temporária para a doação de sangue, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):
A vacinação contra febre amarela torna os candidatos à doação inaptos por até duas semanas.
Homens que tiveram relação sexual com outros homens ficam impedidos de doar por um período de 6 meses após a última relação.
Os candidatos à doação ficam inaptos por seis meses após realizarem uma tatuagem, desde que o procedimento tenha sido feito em local reconhecidamente seguro.
As afirmativas são respectivamente: