Questões de Concurso Público Prefeitura de Mesquita - RJ 2016 para Professor I - História

Foram encontradas 6 questões

Q1218070 História
O ensino de História à época da ditadura civil-militar deve ser analisado à luz da reforma educacional de 1971, normatizada pela Lei 5.692, que fixou as bases do ensino de 1° e 2° graus, bem deve ser considerada a reorganização curricular promovida pelo Conselho Federal de Educação. Sobre o ensino de História durante à época do regime civil-militar, avalie se é correto afirmar que:
I. A formação de professores de História foi caracterizada pela construção de um profissional crítico e reflexivo voltado para uma educação libertadora. II. Os Estudos Sociais, configurados como matéria de ensino a fazer parte do currículo escolar, descaracterizaram os conteúdos e as metodologias para o ensino de História. III. A diluição do ensino de História na área de Estudos Sociais foi uma reivindicação dos movimentos de educadores e das associações docentes.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218074 História
Ao planejar uma aula sobre as relações de trabalho no Estado Novo, o professor utilizou a fotografia a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: www.sindpd.org.br)

No que se refere ao uso adequado da fotografia no ensino de História, avalie se é correto afirmar que:
I. A fotografia foi utilizada como mera ilustração da narrativa docente, uma vez que a história ensinada dispensa um tratamento mais rigoroso da fotografia em sala de aula. II. A fotografia foi utilizada como recurso didático motivador para a introdução do tema da aula, ao oferecer a oportunidade de propor questões desafiadoras aos alunos. III. A fotografia foi utilizada como um recurso rico de informação visual, cuja exploração adequada, mediante a elaboração de questões e a contextualização de sua produção, pode contribuir para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218075 História
Ao elaborar um texto didático a respeito dos encontros entre o mundo ibérico e os povos originários do Novo Mundo entre os séculos XVI e XVII, o professor de História deverá chamar a atenção dos alunos para:
Alternativas
Q1218081 História
“[..] De acordo com esse mito do imigrante radical, a paralisação coletiva do trabalho seria algo tão inédito no Brasil que sequer haveria um termo disponível na língua portuguesa para nomear o fenômeno. Na falta dessa palavra, éramos obrigados a tomar de empréstimo aos franceses a palavra greve! [...]. No Brasil do século XIX, as primeiras formas de suspensão coletiva das atividades ficaram conhecidas como paredes. [...] Quando deixamos de lado a grève e mito do imigrante radical e nos dedicamos, em seguida, à pesquisa, encontramos paredes feitas por trabalhadores escravos ou trabalhadores livre nascidos e crescido em solo nativo. Desse modo alargamos nossa visão e percebemos outras formas de protesto dos trabalhadores. Antes da grève a parede dos escravos conseguia pressionar por melhores condições enquanto suspendia, temporariamente, os serviços; negociando também o retorno ao trabalho. Por isso mesmo, algumas fugas – inclusive as escapulidas curtas e individuais - eram eficazes como forma de negociação entre senhores e escravos. Aqui e ali, sumindo pelas falhas do sistema, mas deixando suas pistas em anúncios de jornal pagos por senhores que reclamavam o seu retorno, os cativos fugiam. (Negro, Antonio Luigi & Gomes, Flávio dos Santos. As greves escravas entre silêncios e esquecimentos. In: Outras palavras. net. 14 / 07 / 2016.)
Avalie se a professora de História do 8° ano propôs o uso do texto sobre escravidão no Brasil no século XIX, com o objetivo de:
I. Problematizar a concepção de que as greves operárias foram introduzidas no Brasil pelo imigrante italiano. II. Debater com os alunos as estratégias de resistência dos negros urbanos escravizados. III. Reafirmar a concepção de que há estreita dependência da cultura política dos trabalhadores brasileiros da cultura operária europeia do século XIX.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218087 História
“Desde o fim dos anos 1950 as universidades haviam se tornado lugares propícios à propagação dos valores de esquerda, sob o influxo de eventos mundiais – a revolução cubana, as guerras de libertação na Ásia e na África – e de transformações no quadro nacional – crescimento urbano e industrialização, expansão e organização dos movimentos sociais, como sindicatos entidades de camponeses e favelados. As instituições universitárias sofreram mudanças nesse período, passando de acanhadas formadoras de bacharéis a instituições que cresciam e demandavam reformas. Houve um notável aumento do número de estudantes nos vinte anos seguintes à Segunda Guerra Mundial: eram 30 mil matriculados em 1945 e 142 mil em 1964. Os estudantes universitários tornaram-se grupo social mais visível e influente, principalmente porque concentrados em alguns centros urbanos” (Motta, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 23-24)
Sobre o impacto do Golpe civil-militar de 1964 nas Universidades brasileiras, avalie se é correto afirmar que:
I. Professores e estudantes foram alvo da “Operação limpeza” – expressão dos agentes de Estado para designar a ação punitiva contra os derrotados-,oque resultou em detenções de professores e expulsão de alunos das Universidades. II. A inclusão do nome “Federal” nas universidades públicas brasileiras (Lei n. 4.759) indicou a disposição do governo para a uniformização institucional e maior controle da vida acadêmica nas instituições de ensino superior públicas. III. O Estado priorizou convênios e acordos acadêmicos científicos com a URSS e os países recém-independentes da África e Ásia, tendo em vista as orientações terceiro mundistas da política externa do novo regime.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: C