Questões de Concurso Público Prefeitura de Mesquita - RJ 2016 para Professor I - História

Foram encontradas 6 questões

Q1218068 Conhecimentos Gerais
 “ [...] Schulman, ao valorizar o momento e o ato da compreensão do professor, início e fim do processo, reconhece que o saber a ser ensinado não é um dado objetivado, pronto e acabado. O processo de ensino começa quando o professor se aproxima do objeto a ser ensinado e se apropria dele, o que vai gerar sua compreensão. É a partir dela que ele vai elaborar e desenvolver o ensino. Além disso, o momento da compreensão é complexo de estratégico porque implica reconhecer a articulação dos conteúdos as serem ensinados com a dimensão educativa que não deve criar um elemento superposto, mas, sim, deve estar imbricado, amalgamado na compreensão e atuação do professor”. (Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 194)
A partir da leitura do texto é correto afirmar que:
Alternativas
Q1218073 Conhecimentos Gerais
A professora de História do 6° ano propôs a visita ao Sambaqui da Beirada, localizado no município de Saquarema, Rio de Janeiro. Sobre os procedimentos cumpridos pela professora para a elaboração da atividade, avalie se é correto afirmar que:
I. Antes de conduzir as turmas para o museu, a professora realizou uma visita ao local para elaborar um inventário das peças em exposição, avaliar a dimensão do espaço e definir um roteiro de visita. II. A professora planejou a visita ao Sambaqui da Beirada, relacionando a atividade com os conteúdos relativos ao estudo dos povos originários americanos. III. A professora propôs elaborar um projeto que articulasse com os conteúdos de ciências e geografia, tendo em vista que o Sambaqui é um Museu a céu aberto, integrado ao ecossistema local.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218077 Conhecimentos Gerais
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, um professor de História elaborou um plano de aula sobre o Estado Novo que continha conteúdos, objetivos e estratégias a serem desenvolvidas. No que se refere aos conteúdos apresentados no planejamento do professor, NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q1218079 Conhecimentos Gerais
A construção do Estado nacional esteve no centro das atenções das elites brasileiras no século XIX. A educação era um instrumento indispensável para tal empreendimento e o ensino de História o meio de difusão de uma História nacional. Este é o contexto em que se configura a História como uma disciplina escolar no Brasil. Sobre o ensino de História no Brasil no século XIX, avalie se é correto afirmar que:
I. A questão da identidade nacional em um país diversificado étnica e culturalmente esteve presente na narrativa historiográfica brasileira. II. O Colégio Pedro II, criado em 1837, introduziu o ensino de História nas oito séries, servindo assim como modelo para as demais escolas do Império. III. A preocupação com o resgate da história dos vencidos foi uma preocupação presente no ensino de História durante o século XIX.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218085 Conhecimentos Gerais
O professor utilizou o seguinte documento para a construção de uma aula no 9° ano:
“No final de 1971, o Professor Paulo Freire, do Departamento de Educação do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), efetuou sua primeira visita à África. Ele foi para a Zâmbia e a Tanzânia onde ele encontrou africanos nos seus grupos de discussão e grupos de estudo sobre vários temas e teve contatos com as pessoas engajadas nos movimentos de Libertação. Assim que regressou a Genebra, ele se colocou ao trabalho e escreveu suas impressões e reflexões sobre o que havia percebido. Paulo Freire escreveu em inglês. O inglês não é a sua língua materna. Para aqueles que já fizeram essa experiência e são obrigados a se expressar numa língua que não a sua, será fácil compreender o estilo às vezes inarticulado de Paulo. Para aqueles que nasceram num país anglofônico e cuja língua materna é o inglês, a linguagem do seu relatório pode colocar alguns problemas. Assim, nós vos solicitamos que o leiam com um espírito aberto e de busca, não só por aquilo que vocês poderão apreender a respeito da África, através da percepção de um cristão de uma sensibilidade extraordinária, de um filósofo e de um educador, mas também por aquilo que vocês poderão aprender do pensamento e da linguagem hispano-portuguesa de Paulo, bem como de sua herança e da sua formação latino-americana em geral e brasileira em particular. É por vezes com pesar que se constata que as relações ecumênicas são feitas do Norte para o Sul e vice-versa. O que Paulo nos está dizendo reflete o autêntico esforço de um diálogo sul-sul, isto é, entre África e América Latina. (Irmã Claire-Marie, do CIMI, apresentando um relatório de Freire, em 1972).
Sobre os objetivos propostos pelo professor para o uso do documento acima citado, avalie se é correto afirmar que:
I. O professor considera que o uso do referido documento em sala de aula contribui para mobilizar habilidades de leitura, interpretação e escrita dos alunos. II. O professor propõe mobilizar saberes relativos ao contexto político brasileiro e africano nos anos 1960 e 1970, os quais foram anteriormente trabalhados, para situar o documento e o personagem citado. III. O professor propôs construir uma aula sobre as relações Brasil-África nos anos 1960 e 1970 a partir da trajetória individual de Paulo Freire.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: D
5: E