Questões de Concurso Público IF-BA 2016 para Pedagogo

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-BA - Pedagogo |
Q715521 Pedagogia

Uma comunidade da periferia da cidade atravessa problemas com a subprefeitura responsável pelas demandas dos seus moradores. Em função das reformas para a chamada “modernização do bairro”, aquele espaço de moradia está mapeado como área reservada à construção de viadutos para maior circulação de veículos. Por conta da ameaça de remoção de suas casas, as relações interpessoais estão fragilizadas e os estudantes da escola local sofrem com os reflexos do problema.

Tendo em vista a situação acima relatada e sua relação com a escola local, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-BA - Pedagogo |
Q715528 Pedagogia

Não é possível fazer-se profissional da aprendizagem nas condições atuais, marcadas tão insistentemente pela lógica do instrucionismo. Há que mudar radicalmente o processo de formação, estudar como parte integrante do exercício profissional, ser capaz do projeto pedagógico próprio, saber pesquisar e elaborar. Ao mesmo tempo, é essencial imprimir à profissão o horizonte de atualização imprescindível para quem, pela reconstrução do conhecimento com qualidade formal e política, direciona os tempos. (DEMO. P. Ironias da educação: mudança e contos sobre mudança. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.)

O momento educacional atual mais do que nunca requer uma formação de professores comprometidos com o ensino/ aprendizagem, com a luta pelo acesso aos direitos básicos do cidadão. Para isso e muito mais faz-se necessário também tratar sobre a perspectiva intercultural da educação na formação de professores. Em tal perspectiva valoriza-se os (as)

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-BA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-BA - Pedagogo |
Q715539 Pedagogia

“A educação para o inconformismo tem de ser ela própria inconformista. A aprendizagem da conflitualidade dos conhecimentos tem de ser ela própria conflitual. Por isso, a sala de aula tem de transformar-se ela própria em campo de possibilidades de conhecimento dentro do qual se há de optar.”

(SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma Pedagogia do Conflito, 1996)


O trecho acima de Boaventura de Souza Santos nos mostra a sala de aula como campo de possibilidades de conhecimento. Para que o docente atue de forma mais comprometida e em conformidade com uma pedagogia emancipatória, é necessário que ele perceba que os alunos crianças e adolescentes são

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C