Questões de Concurso Público UFRB 2015 para Técnico em Audiovisual

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2015 Banca: FUNRIO Órgão: UFRB Prova: FUNRIO - 2015 - UFRB - Técnico em Audiovisual |
Q533404 Áudio e Vídeo
Câmeras fotográficas digitais profissionais ou semi-profissionais, como as fabricadas pela Canon e Nikon, permitem na sua configuração a escolha entre dois “Espaços de Cor” possíveis: o sRGB (utilizado para reprodução em monitores) ou o Adobe RGB. Já as impressoras coloridas utilizam o CMYK, e tem, cada uma, seu próprio recorte de cores particulares neste espaço. Um “Espaço de Cor” significa o seguinte:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FUNRIO Órgão: UFRB Prova: FUNRIO - 2015 - UFRB - Técnico em Audiovisual |
Q533410 Áudio e Vídeo
A maioria das câmeras de cinema analógicas possuíam um obturador rotativo e apresentavam um problema em relação a filmagens realizadas de dentro de veículos rápidos, como nos helicópteros. As imagens poderiam ficar saltitando no sentido da direção do movimento do veículo se a rotação do obturador e o tempo de exposição escolhido não estivessem ajustados para este mesmo movimento. As atuais câmeras digitais DSLR apresentam um problema semelhante quando se filma objetos em movimento, é um problema muito comum, que decorre do modo de operação do sensor CMOS, que processa a cena linha por linha. Isso faz com que a imagem fique distorcida a partir de movimentos rápidos da câmera causando um efeito conhecido como
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FUNRIO Órgão: UFRB Prova: FUNRIO - 2015 - UFRB - Técnico em Audiovisual |
Q533411 Áudio e Vídeo
O “Efeito Bokeh” que pode ser obtido nas atuais câmeras DSLR designa
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FUNRIO Órgão: UFRB Prova: FUNRIO - 2015 - UFRB - Técnico em Audiovisual |
Q533412 Áudio e Vídeo
Sobre as lentes tele-objetivas pode-se afirmar que
Alternativas
Ano: 2015 Banca: FUNRIO Órgão: UFRB Prova: FUNRIO - 2015 - UFRB - Técnico em Audiovisual |
Q533421 Áudio e Vídeo
No final da década de sessenta do século passado foram introduzidas no mercado câmeras cinematográficas portáteis para serem usadas “na mão”, i.e., apoiadas nos ombros dos cinegrafistas. Esta portabilidade era uma demanda dos produtores de documentários e foi determinante no surgimento, pouco tempo depois, de novas concepções estéticas cinematográficas como a do Cinema Novo brasileiro, sintetizada na máxima de Glauber Rocha: “uma câmera na mão, uma idéia na cabeça”. Entretanto, filmar ou gravar vídeos com a câmera apoiada na mão pode produzir imagens muito tremidas, por isso algumas câmeras oferecem recursos para reduzir o tremor da imagem durante na captura e alguns softwares oferecem filtros para este fim a serem aplicados durante a edição de imagens já gravadas. Os softwares Adobe Premiere Pro CS 6 e o CC 2014, por exemplo, oferecem um filtro destinado a esta correção chamado
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: D
5: C