Questões de Concurso Público IF-BA 2014 para Técnico de Laboratório - Química

Foram encontradas 18 questões

Q586165 Química
Na prática tecnológica, é fundamental a identificação dos aspectos organizacionais e culturais da tecnologia, os quais permitirão ao cidadão compreender como a tecnologia é dependente dos sistemas sociopolíticos e dos valores e ideologias da cultura em que está inserida. Considerando a Química em uma prática tecnológica, nesse contexto, o aspecto cultural da prática da Química pode ser definido como:
Alternativas
Q586166 Química
Todo sólido puro possui ponto de fusão definido e reprodutível. Assim sendo, a presença de um contaminante (impureza) em uma amostra sólida altera a temperatura de fusão. Na avaliação de pureza absoluta pelo método da Equação de van't Hoff, que determina a pureza a partir do pico de fusão do analito, sabe-se que, em geral, quanto maior a concentração de impurezas na amostra:
Alternativas
Q586167 Química
De um modo geral, no laboratório, os reagentes não são misturados na exata proporção exigida pelas reações químicas. Ao contrário, é comum o excesso de um dos reagentes, geralmente o mais barato. Considerando que o iodeto de alumínio é formado pelo aquecimento de alumínio em presença de iodo, representamos esta reação através da equação: 
Al(s) + I2(s)  → AlI3(s)
Com base nessas informações, partindo-se de 1,40 moles de Al e 3,00 moles de I₂, o reagente limitante e o rendimento teórico do produto serão respectivamente: 
Alternativas
Q586168 Química
Em meados do século XVIII, começaram os estudos sistemáticos de identificação de compostos pelo uso de chamas. A origem das cores geradas pela presença de metais nas chamas está na estrutura eletrônica dos átomos. As chamas podem ser usadas para a identificação qualitativa de cátions, ilustrando o uso dos testes de chama. A tabela abaixo reúne uma coloração típica de chamas, devido à presença de alguns cátions em estado excitado.

Coloração típica de chamas devido à presença de alguns cátions em estado excitado

Elemento                 Cor da chama                     Elemento                        Cor da chama
Antimônio               Azul-esverdeada                    Cobre                                  Verde
Arsênio                         Azul                              Estrôncio                        Vermelho-tijolo
Bário                      Verde-amarelada                     Lítio                                  Carmin
Cálcio                      Alaranjada                         Potássio                                Violeta
Chumbo                      Azul                                 Sódio                                 Amarela

(Revista Química Nova na Escola, N23, maio, 2006.)
Dessa forma, a coloração típica de chamas pode ser explicada pelo: 
Alternativas
Q586169 Química
Alguns dizem que o hidrogênio é o combustível do futuro. Além do alto poder calorífico, o produto da combustão é água, não poluente portanto. Os métodos mais comuns de preparação do hidrogênio em laboratório são a reação de ácidos diluídos com metais ou a de um álcali com alumínio, tendo como exemplos, respectivamente:

Zn + H 2SO4 →  ZnSO4 + H2

2Al + 2 NaOH + 6 H2O → 2 Na[Al(OH)4] + 3H2 
Considerando a produção de hidrogênio em um laboratório via reação de ácidos diluídos com metais, os nomes do ácido e do sal do exemplo acima são, respectivamente:
Alternativas
Q586170 Química
A qualidade dos combustíveis é verificada por meio de testes específicos que revelam se os produtos estão de acordo com as especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo -ANP e, também se houve adição ilegal de solventes. O teste de teor de álcool presente na gasolina, conforme disposto na Resolução ANP nº 9, de 7 de março de 2007 é feito com solução aquosa de cloreto de sódio ( NaCl) na concentração de 10% p/v. O cálculo do teor de álcool é determinado pela expressão: T= (A X 2) +1, Onde: T = Teor de álcool na gasolina e A = aumento em volume da fase aquosa. Considerando um teor permitido de álcool na gasolina de 25%, pode-se dizer que uma amostra analisada pelo Teste da Proveta ao obter um aumento em volume de 30 mL da fase aquosa:
Alternativas
Q586171 Química
As formulações de detergentes mais atuais substituíram os catalisadores usuais por enzimas, catalisadores biológicos, pois a maioria dos usuais agredia o meio ambiente, sendo tóxicos e provocavam o desgaste de materiais e de instrumentos. Estas enzimas têm a grande vantagem de serem 100% biodegradáveis. Dessa forma, uma nova geração de detergentes sem fosfato e sem cloro alvejante, contendo apenas enzimas, com formulação mais segura e menos cáustica, tem sido utilizada, mas com o mesmo desempenho. O gráfico abaixo exemplifica o efeito de um catalisador sobre a rapidez de uma mesma reação química. Após a análise do gráfico pode-se afirmar que:
 Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q586172 Química
Uma solução tampão de qualquer pH desejado pode ser preparada pela combinação de quantidades calculadas de um par ácido-base conjugado adequado. Na prática, porém, os valores de pH de tampões preparados em laboratório utilizando quantidades teóricas diferem dos valores previstos, por conta de incertezas nos valores numéricos de muitas constantes de dissociação e das simplificações utilizadas nos cálculos. Em virtude disso, é comum se prepararam tampões gerando uma solução cujo pH seja aproximadamente aquele desejado, e então o ajustam pela adição de um ácido forte ou base forte até que o pH requerido seja indicado por um pH-metro. Assim, para preparar 500 mL de uma solução tampão com pH= 5,00 a partir do ácido acético (HOAc) e acetato de sódio (NaOAc) 1,00 mol/L, a concentração e a massa de acetato de sódio respectivamente devem ser aproximadamente iguais a: (Dados: ka = Imagem associada para resolução da questão = 1,75 x 10-5 e Massa molar de NaOAc = 82,034 g )

Alternativas
Q586173 Química
Os revestimentos protetores geralmente são aplicados sobre superfícies metálicas formando uma barreira entre o metal e o meio corrosivo e, consequentemente, impedem ou minimizam o processo de corrosão. Abaixo estão alguns valores de potenciais-padrão de eletrodos.

Alguns valores de potencial padrão de eletrodo.
(Revista Química Nova na Escola, N19, maio, 2004.) 
Após a análise dos valores de potenciais-padrão apresentados na tabela acima, pode-se concluir que um procedimento para proteger o ferro da corrosão em ambientes onde esteja exposto à água e ao gás oxigênio, é revestir a superfície de ferro com: 
Alternativas
Q586174 Química
O carbeto de cálcio apresenta fórmula química CaC2. É usado em alguns tipos de maçaricos oxi-acetilênicos, nos quais reage com a água produzindo acetileno (etino) que é usado na fabricação dos seguintes materiais: explosivos, solventes industriais e plásticos de borracha sintética. Este composto também é empregado na síntese de compostos orgânicos como ácido acético (oxidação) e álcool etílico (redução). O acetileno ao ser hidratado se converte em etanal, o qual pode sofrer oxidação (obtendo o composto X) ou redução (obtendo o composto Y). Se X e Y são compostos orgânicos oxigenados, a nomenclatura oficial da IUPAC do composto orgânico z, resultante da reação de X com Y é:
Alternativas
Q586175 Química
O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado devido às mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, decorrente da poluição. Dentre os principais gases de efeito estufa regulados pelo Protocolo de Quioto, aquele que é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa é o: 
Alternativas
Q586176 Química
Química Verde é uma nova visão do problema ambiental e considera que, fundamentalmente, é preciso buscar uma alternativa que evite ou minimize a produção de resíduos, em detrimento do tratamento do resíduo no fim da linha de produção ("end of pipe"). Dentre os princípios da Química Verde, aquele que combate o uso de grupos bloqueadores, proteção/desproteção, modificação temporária por processos físicos e químicos, porque podem gerar resíduos é: 
Alternativas
Q586177 Química
Os resíduos químicos dos Institutos e Departamentos de Química das Universidades se diferenciam daqueles gerados em unidades industriais por apresentarem baixo volume, mas grande diversidade de composições, o que dificulta a tarefa de estabelecer um tratamento químico e/ou uma disposição final padrão para todos. No caso específico de Biossegurança em laboratórios biomédicos e microbiológicos, todas as culturas, colônias e outros resíduos deverão ser descontaminados antes de serem descartados. Dentre os métodos físicos de esterilização na área de Biossegurança, o mais utilizado para o nível de biossegurança 1 é a esterilização: 
Alternativas
Q586178 Química
Óleo essencial pode ser uma designação que se aplica a óleos estéreos ou voláteis, constituídos de misturas complexas de substâncias de variada função química, presentes em diversas partes dos vegetais: difundidos por toda a parte aérea da planta. Esses óleos possuem grande importância industrial, e são empregados nas indústrias de perfumaria, cosmética, alimentícia e farmacêutica, sendo geralmente os componentes de ação terapêutica de plantas medicinais. Em sua maioria são obtidos por destilação. A figura abaixo contém a aparelhagem clássica de uma técnica bastante utilizada para a extração de óleos essenciais em laboratório, sendo a técnica conhecida como:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q586179 Química
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos à temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais, chamando-se, então, de cristalização, e, se for rápida, chamando-se de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, fazendo com que as impurezas fiquem na solução. Quando o esfriamento é rápido, as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. Assim, o fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. Na técnica de recristalização, um solvente pode ser classificado como bom quando:
Alternativas
Q586180 Química
Dois métodos básicos são empregados para estabelecer a concentração de soluções padrão: o método direto (utiliza padrão primário) e o método da padronização (utiliza solução padrão secundário). A concentração de uma solução padrão secundário está sujeita a incertezas maiores que a da solução padrão primário. Então, se houver escolha, as soluções serão mais bem preparadas por meio do método direto. Supondo que se queira preparar 2,00 L de AgNO3 com concentração de 0,05 mol/L a partir de um sólido com grau padrão primário, a quantidade de AgNO3 a ser dissolvida será (Dados: Massa molar de AgNO3 = 169,87 g/mol) 
Alternativas
Q586181 Química
A informação gravimétrica reveste-se de primordial importância em diversas áreas das ciências da Terra, como por exemplo na Geodésia (estudo da forma -geóide- e dimensões da Terra), na Geologia (investigação de estruturas geológicas) e na Geofísica (prospecção mineral). A técnica gravimétrica onde o analito é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada é chamada de:
Alternativas
Q586182 Química
A cromatografia é uma técnica de separação. Fundamentalmente, um fluido contendo um conjunto de substâncias dissolvidas (fase móvel) passa através de um solido ou um líquido adsorvido no sólido (fase estacionária). A cromatografia gasosa é uma das técnicas analíticas mais utilizadas. Entretanto, a grande limitação deste método é: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: E
5: D
6: D
7: B
8: C
9: D
10: C
11: E
12: D
13: A
14: C
15: B
16: D
17: A
18: C