O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Questões de Concurso Público MJSP 2009 para Analista Técnico - Administrativo

Foram encontradas 3 questões

Q328756 Português
Nos parágrafos 11 e 12, o narrador nos dá conta de como começou a caçada: “Eu é que tive a sorte de descobrir o primeiro tatu; o primeiro tatu, não, o primeiro rabo de tatu. E no que descobri, agarrei-o. Tironeei, tironeei e nada, o bicho não vinha; já ia meter o dedo... sabem, hein?... quando o licenciado Silvinha gritou-me:– Não faça isso, Romualdo... Destorça a rosca do rabo!...” Observa-se aqui que há uma relação entre o emprego dos sinais de pontuação e a intenção de reproduzir traços da oralidade. Isso está confirmado na seguinte alternativa:

Alternativas
Q328758 Português
Ao final do parágrafo 25, há um trecho em que se combinam dois pronomes oblíquos: “quando ele (o tatu) sente que (a terra) está firme, senta-se-lhe em cima”.Qual a maneira correta de descrever o emprego dos pronomes SE e LHE?

Alternativas
Q328759 Português
O emprego do acento de crase ocorre por razões diferentes nos dois trechos transcritos abaixo. Parágrafo 15: Sem ter consciência do que fazia, às mãos ambas dei umas quantas voltas para a esquerda. Parágrafo 27: E começa a andar à roda, à roda, sempre para a direita, até atarraxar-se de novo ao rabo. A única opção que repete, na mesma ordem, as duas ocorrências dos trechos acima é:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E