Questões de Concurso Público IF-AP 2016 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 5 questões

Q732064 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na cultura do arroz irrigado por inundação, conhecido também por arroz de terras baixas, os cultivares modernos apresentam alta resposta ao nitrogênio. A principal forma de nitrogênio no solo (NO3-) é bastante sujeita a lixiviação, imobilização e desnitrificação pelos microrganismos (bactérias) do solo. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta adubos nitrogenados que são recomendados na aplicação em cobertura por serem mais eficientes em disponibilizar o nitrogênio para as plantas de arroz. 
Alternativas
Q732066 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na cultura da soja, duas bactérias são utilizadas na produção de estirpes para a inoculação das sementes, uma delas é a Bradyrhizobium elkanii. Assinale a alternativa que apresenta a outra bactéria utilizada na fixação biológica de nitrogênio na soja.
Alternativas
Q732074 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso da técnica de dessecação com os herbicidas Glifosato e 2,4-D em áreas antes da semeadura de soja precoce na safra é muito difundida pelos agricultores e tem como o objetivo eliminar as plantas daninhas para favorecer o crescimento da cultura sem a matocompetição inicial. Quando se usa em dessecação o herbicida 2,4-D, que tem ação sistêmica e hormonal devido ser um mimetizador de auxina (ácido indol acético - AIA), para se fazer a semeadura da soja em plantio direto sobre palhada recomenda-se o seguinte:
Alternativas
Q732075 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na cultura da soja, o uso de fungicidas do grupo Triazol, de ação sistêmica, é indicado no manejo da doença ferrugem asiática. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o diâmetro de gota recomendado na aplicação de um fungicida de ação sistêmica.
Alternativas
Q732088 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O uso de cultivares de Milho híbrido geneticamente modificados, os transgênicos, vem crescendo muito no Brasil, atualmente está próximo dos 90% da área cultivada. Surgiram cultivares para controle de pragas (Bt), de plantas daninhas (Roundup Ready-RR® ou Glufosinato de Amônio-GA) e eventos piramidados (com mais de um gene resistente de Bt e para resistência a herbicidas). Em 2010 foi aprovado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança-CTNBio um milho híbrido com 5 eventos transgênicos piramidados, sendo 3 genes de interesse Bt e 2 genes de interesse RR® e GA. Esse evento piramidado para resistência à herbicida visa a facilidade do manejo, controle e evita o surgimento de plantas daninhas resistentes. Plantas com o gene de resistência ao GA possuem tolerância ao herbicida Glufosinato de Amônio, que nas plantas daninhas atua na inibição da formação da glutamina. Plantas com o gene de resistência ao RR® possuem tolerância ao herbicida Glifosato, que nas plantas daninhas atua no bloqueio da atividade da enzima 5-enolpiruvilshiquimato-3-fosfato sintase (EPSPs). Uma das vantagens do lançamento do milho híbrido com 2 genes piramidados para resistência à herbicida é 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: B
5: C