Questões de Concurso Público Secretaria da Criança - DF 2015 para Especialista Socioeducativo - Artes Música
Foram encontradas 4 questões
Ano: 2015
Banca:
FUNIVERSA
Órgão:
Secretaria da Criança - DF
Prova:
FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Artes Música |
Q590536
Música
Anualmente, no Brasil, festeja-se o carnaval, festa que
contagia não apenas brasileiros de norte a sul do país, mas
também estrangeiros. Considerando essa e outras
festividades típicas brasileiras, seus ritmos e suas nuances,
assinale a alternativa correta.
Ano: 2015
Banca:
FUNIVERSA
Órgão:
Secretaria da Criança - DF
Prova:
FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Artes Música |
Q590539
Música
Texto associado
O sucesso do programa Jovem Guarda da TV Record
e as vendas de discos de iê-iê-iê revelaram-se tão
retumbantes, na segunda metade da década de 1960, que
os ativistas do grupo baiano infiltrado na área dos artistas
de classe média universitária carioca e paulista (ainda
presos às preocupações nacionalistas do tempo dos
movimentos culturais da UNE) inspiraram-se para a guinada
universalista de 1968, que abriria campo à entrada das
guitarras elétricas naquele último reduto de conscientização
política.
Assim, a partir da década de 1970, com a dispersão dos últimos grupos de artistas de nível universitário dedicados à produção de som brasileiro com algum acesso aos meios de divulgação (os seguidores da bossa nova e os cultivadores de música instrumental ou de canções com características nacionais), efetuou-se a ocupação final de todos os espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo ritmo americano da moda.
José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações).
Assim, a partir da década de 1970, com a dispersão dos últimos grupos de artistas de nível universitário dedicados à produção de som brasileiro com algum acesso aos meios de divulgação (os seguidores da bossa nova e os cultivadores de música instrumental ou de canções com características nacionais), efetuou-se a ocupação final de todos os espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo ritmo americano da moda.
José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações).
A respeito do Tropicalismo e dos conhecimentos
relacionados aos assuntos tratados no texto, assinale a
alternativa correta.
Ano: 2015
Banca:
FUNIVERSA
Órgão:
Secretaria da Criança - DF
Prova:
FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Artes Música |
Q590540
Música
Texto associado
O sucesso do programa Jovem Guarda da TV Record
e as vendas de discos de iê-iê-iê revelaram-se tão
retumbantes, na segunda metade da década de 1960, que
os ativistas do grupo baiano infiltrado na área dos artistas
de classe média universitária carioca e paulista (ainda
presos às preocupações nacionalistas do tempo dos
movimentos culturais da UNE) inspiraram-se para a guinada
universalista de 1968, que abriria campo à entrada das
guitarras elétricas naquele último reduto de conscientização
política.
Assim, a partir da década de 1970, com a dispersão dos últimos grupos de artistas de nível universitário dedicados à produção de som brasileiro com algum acesso aos meios de divulgação (os seguidores da bossa nova e os cultivadores de música instrumental ou de canções com características nacionais), efetuou-se a ocupação final de todos os espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo ritmo americano da moda.
José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações).
Assim, a partir da década de 1970, com a dispersão dos últimos grupos de artistas de nível universitário dedicados à produção de som brasileiro com algum acesso aos meios de divulgação (os seguidores da bossa nova e os cultivadores de música instrumental ou de canções com características nacionais), efetuou-se a ocupação final de todos os espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo ritmo americano da moda.
José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações).
Considerando-se a música popular brasileira da segunda
metade da década de 1960 e da primeira metade da década
de 1970, é correto afirmar que o ritmo a que Tinhorão se
refere no trecho “efetuou-se a ocupação final de todos os
espaços ligados à música popular urbana no Brasil pelo
ritmo americano da moda" é o
Ano: 2015
Banca:
FUNIVERSA
Órgão:
Secretaria da Criança - DF
Prova:
FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Artes Música |
Q590548
Música
Texto associado
A educação musical também pode considerar a
vivência do aluno fora do âmbito escolar, pois, em
consonância com o processo de ensino-aprendizagem dentro
da escola, efetiva-se, por meio da troca de experiências
musicais, como importante diálogo entre professor e aluno.
Trata-se de relação que ultrapassa largamente o poder da educação musical no contexto da educação formal, surgindo como meio categórico de construção de identidade e de autonomia por meio do qual os jovens procuram, de maneira independente, suas próprias formas de expressão musical.
Welington Tavares dos Santos. Educação musical e formação de professores. Internet:<http://www.fap.pr.gov.br> (com adaptações).
Trata-se de relação que ultrapassa largamente o poder da educação musical no contexto da educação formal, surgindo como meio categórico de construção de identidade e de autonomia por meio do qual os jovens procuram, de maneira independente, suas próprias formas de expressão musical.
Welington Tavares dos Santos. Educação musical e formação de professores. Internet:<http://www.fap.pr.gov.br> (com adaptações).
Considerando-se o texto e as ideias por ele suscitadas,
sendo a música caracterizada por diversas formas de
manifestação e pela presença em diversas situações do
convívio social por suas características próprias,
apresenta-se, quanto à criação e à recepção, como