Questões de Concurso Público Secretaria da Criança - DF 2015 para Especialista Socioeducativo - Artes Música

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Q590547 Pedagogia
      A educação musical também pode considerar a vivência do aluno fora do âmbito escolar, pois, em consonância com o processo de ensino-aprendizagem dentro da escola, efetiva-se, por meio da troca de experiências musicais, como importante diálogo entre professor e aluno.

      Trata-se de relação que ultrapassa largamente o poder da educação musical no contexto da educação formal, surgindo como meio categórico de construção de identidade e de autonomia por meio do qual os jovens procuram, de maneira independente, suas próprias formas de expressão musical.

Welington Tavares dos Santos. Educação musical e formação de professores. Internet:<http://www.fap.pr.gov.br>  (com adaptações). 
No texto,
Alternativas
Q590552 Pedagogia
      À medida que interage com os fatos que presencia e vivencia, a criança aprende a conformação global e, depois, as partes componentes. Assim, incorpora, progressivamente, essas vivências e percepções dentro de uma estrutura conceitual, introjeta imagens e elabora representações simbólicas. Portanto, no tocante à inteligência musical, parece-nos que, por uma questão de lógica, os procedimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem da música devem seguir ou evoluir nesse sentido.

      Como sabemos, a música se desenvolve no tempo e, como tal, é fugaz, não possibilitando uma visão de conjunto nem uma reflexão a respeito de um todo estático. Assim sendo, as impressões auditivo-sonoras precisam ser reforçadas por impressões visuais e cinestésicas, proporcionadas pela declamação e pela percussão do ritmo, assim como pela entoação e, principalmente, pela execução do contorno melódico em um instrumento, para que o aluno, tanto criança quanto jovem, possa visualizar concretamente e, depois, imaginar, conceber mentalmente uma representação dos componentes e das propriedades constitutivas da melodia e da estrutura rítmica.

Vera Regina Pilla Cauduro. Implicações pedagógicas na apreensão e compreensão de estruturas rítmicas e melódicas. In: Anais do 1.º Encontro Anual da ABEM, dezembro de 1992, UFRJ. Rio de Janeiro (com adaptações). 
Exemplifica corretamente a ideia de apreensão do conhecimento apresentada pelo texto o fato de a criança,
Alternativas
Q590553 Pedagogia
      À medida que interage com os fatos que presencia e vivencia, a criança aprende a conformação global e, depois, as partes componentes. Assim, incorpora, progressivamente, essas vivências e percepções dentro de uma estrutura conceitual, introjeta imagens e elabora representações simbólicas. Portanto, no tocante à inteligência musical, parece-nos que, por uma questão de lógica, os procedimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem da música devem seguir ou evoluir nesse sentido.

      Como sabemos, a música se desenvolve no tempo e, como tal, é fugaz, não possibilitando uma visão de conjunto nem uma reflexão a respeito de um todo estático. Assim sendo, as impressões auditivo-sonoras precisam ser reforçadas por impressões visuais e cinestésicas, proporcionadas pela declamação e pela percussão do ritmo, assim como pela entoação e, principalmente, pela execução do contorno melódico em um instrumento, para que o aluno, tanto criança quanto jovem, possa visualizar concretamente e, depois, imaginar, conceber mentalmente uma representação dos componentes e das propriedades constitutivas da melodia e da estrutura rítmica.

Vera Regina Pilla Cauduro. Implicações pedagógicas na apreensão e compreensão de estruturas rítmicas e melódicas. In: Anais do 1.º Encontro Anual da ABEM, dezembro de 1992, UFRJ. Rio de Janeiro (com adaptações). 
Considerando-se o texto, é correto afirmar que, caso um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa esteja apreciando uma obra musical com o objetivo de compreender o todo da estrutura da referida obra,
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B