Questões de Concurso Público HCPA 2025 para Residência Multiprofissional - Serviço Social

Foram encontradas 7 questões

Q4296879 Saúde Pública
Segundo Backes et al. (2009), em relação aos conceitos e às ideias de saúde e doença desenvolvidos ao longo da história e na contemporaneidade, avalie se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinale a sequência correspondente.

( ) Na Antiguidade, acreditava-se que as doenças poderiam ser causadas por elementos naturais ou sobrenaturais. Nesse período, a compreensão das doenças era por meio da filosofia religiosa. A doença é resultante do desequilíbrio do organismo humano.
( ) A multicausalidade das doenças aparece na Renascença, em que os fatores causadores das doenças eram relacionados ao agente etiológico, ao hospedeiro e ao meio ambiente. Acreditavam que as causas agiam entre si, acarretando maior gravidade das doenças.
( ) Na contemporaneidade, a atenção à saúde volta-se para a promoção da saúde. Consideram-se importantes as vulnerabilidades e o empoderamento dos indivíduos, assim como a subjetividade e a singularidade do que acontece nas esferas individual e coletiva.
( ) O conhecimento científico contribui para a caracterização da saúde e das doenças. Suas verdades são estanques e devem desconsiderar as práticas de cuidado e autocuidado de cada indivíduo e cultura.
Alternativas
Q4296881 Saúde Pública
Em relação ao processo de saúde e doença e seus determinantes sociais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I. Segundo Albuquerque (2014), com a utilização dos meios de vida que o ser humano elabora e intencionalmente modifica, ele consegue garantir sua sobrevivência e ter maiores possibilidades de realização, o que pode reduzir a mortalidade precoce, aumentar a longevidade e desenvolvimento de seus saberes.
II. Albuquerque (2014) nos diz que compreender a determinação social da saúde não consiste em compreender apenas que a saúde depende do acesso aos objetos humanos, mas à possibilidade de realização, de satisfação das necessidades da vida e ao acesso aos produtos necessários para tal fim.
III. Segundo Albuquerque (2014), a saúde, entendida como a possibilidade de objetivação em cada indivíduo, apresenta-se de modo semelhante nas diferentes sociedades, classes e estratos de classes sociais, apesar das diferenças biológicas entre os corpos dos seres humanos que as compõem.  
Alternativas
Q4296887 Saúde Pública
De acordo com a Lei nº 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde, assinale a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

Entende-se por vigilância _______________ um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde _______________, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de _______________ das doenças ou agravos.
Alternativas
Q4296889 Saúde Pública
Sobre as redes de atenção à saúde (RAS), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I. A Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010, estabelece as diretrizes para a organização das RAS no âmbito do SUS.
II. Propor novas formas de financiamento para a Atenção Primária à Saúde dos municípios, desde que cumpram os seguintes atributos: primeiro contato; longitudinalidade; integralidade; coordenação; centralidade na família; abordagem familiar e orientação comunitária, que é uma estratégia para implantação da RAS.
III. As RAS são definidas como os serviços e as ações que intervêm em processos de saúde doença, pautados em diferentes densidades tecnológicas, logísticas e de gestão para assegurar a integralidade do cuidado, melhorar o acesso, a equidade, bem como a eficácia proposta no SUS.
Alternativas
Q4296890 Saúde Pública
O terceiro componente das redes de atenção, os sistemas de apoio, são os lugares institucionais em que se realizam serviços comuns a todos os pontos de atenção à saúde. Quais são estes sistemas de apoio?
Alternativas
Q4296892 Saúde Pública
Sobre o tema da bioética, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4296893 Saúde Pública
Considerando a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: C
6: A
7: D