Questões de Concurso Público HCPA 2025 para Residência Multiprofissional - Serviço Social
Foram encontradas 25 questões
( ) Proporciona alívio da dor e outros sintomas angustiantes.
( ) Afirma a vida, portanto, pretende adiar a morte.
( ) Integra os aspectos psicológicos e espirituais do cuidado ao paciente.
(1) Desafios à prática profissional. (2) Principais estratégias profissionais.
( ) O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
( ) A articulação com a rede socioassistencial.
( ) A continuidade e a intensificação da privatização não clássica dos serviços de saúde.
( ) As ações socioeducativas.
( ) O tensionamento da coexistência entre interesses privados e públicos atua fortemente nas bases materiais e subjetivas do trabalho em saúde no SUS e, por conseguinte, nas bases para o desenvolvimento da residência multiprofissional em saúde. A disputa entre interesses públicos e privados e essa relação traz repercussões para a formação e o trabalho desenvolvidos na saúde.
( ) Na Residência atuam mutuamente vários sujeitos, os quais estão submetidos às contingências objetivas do processo de reestruturação produtiva na saúde, processo este marcado, entre outras questões, por privatização dos serviços, desoneração fiscal, intensificação do trabalho em saúde, precarização dos vínculos e das condições para sua realização no SUS.
( ) A formação via residência não pode ser discutida sem considerarmos as facetas da política de saúde brasileira e sua relação com o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Desconsiderar as estruturas econômicas e sociais que fundam a lógica do direito social no Brasil, especialmente aqui tratado o SUS, esvazia qualquer análise acerca do trabalho e da formação em saúde para atuação no SUS.
A potencialidade da Residência multiprofissional em saúde consiste em sintonizar _____________ e ______________, bem como em situar as necessidades _____________ como eixo norteador da qualificação de profissionais da saúde, tomando ____________ como lócus de ensino e aprendizagem.
( ) Nas pesquisas encontradas, foram identificados poucos relatos de mulheres que afirmaram sair de casa por sofrerem algum tipo de violência praticada por parceiros íntimos ou familiares, inexistindo a relação de situações de violência com uma possível fuga para as ruas como forma de garantirem sua segurança.
( ) Muitos artigos demonstraram como os serviços direcionados às pessoas em situação de rua são capazes de responder às demandas e às necessidades das mulheres, ofertando um serviço consistente, articulado às demais políticas públicas e de qualidade, sensível às suas especificidades.
( ) Os resultados analisados apontam que o trabalho aparece em uma relação ambivalente quando pensado em termos de saúde, pois, por um lado, é visto como um caminho para um futuro melhor e com condições dignas para cuidarem de seus filhos; por outro, o próprio fato de serem mães torna-se um dificultador nessas buscas.
(1) Determinantes sociais da saúde. (2) Determinação social do processo saúde-doença.
( ) Parte da abordagem latino-americana ancorada no referencial teórico do materialismo histórico-dialético.
( ) Leitura reducionista e fragmentada da vida social a partir de “fatores” (condições de vida e trabalho, de educação, de moradia, etc.), “circunstâncias” e “condições”.
( ) Exige uma postura crítica diante da naturalização da pobreza e do enfrentamento à questão social por um Estado supostamente neutro.
( ) Seu enfoque acaba por reforçar a reprodução e o fortalecimento da perspectiva positivista que direcionou a epidemiologia tradicional.
Embora a noção ____________________ compareça como uma certa evolução da compreensão estritamente biológica, a mesma não avança no sentido de apontar para a necessidade de mudança das condições estruturais que determinam as desigualdades nas formas de nascer, viver, adoecer e morrer.
( ) Somente no século XXI que conseguimos lograr êxito em superar as históricas e estruturais desigualdades de gênero, classe e raça.
( ) O conservadorismo tem servido à ordem estabelecida, estando vinculado a um projeto societário que prevê a continuidade das relações de opressão e da composição da sociedade organizada em classes.
( ) Passados 124 anos da assinatura da Lei Áurea – que oficialmente extinguiu a escravidão no Brasil –, pessoas negras são as que mais sofrem as consequências da desigualdade social.
I. Estão recebendo um tipo de abordagem com falhas éticas e legais.
II. Estão recebendo casa e o suporte necessário.
III. Vêm sendo compulsoriamente afastados de suas mães e encaminhados para abrigos.
No artigo de Barbosa, Lewgoy e Marques (2023), "O atendimento é realizado por equipe ______________, e também em articulação com a rede de proteção. Realiza-se consulta clínica, exames e o planejamento das ações. A notificação deve ser feita a partir do preenchimento da ficha do __________, que é encaminhada para as Vigilâncias _____________ das Secretarias Municipais. A situação também deve ser comunicada ao(à) ____________ e, quando necessário, ao Ministério Público. Por fim, o seguimento do atendimento se dá na rede de serviços de ___________, que acompanha a criança, adolescente e sua família no território de origem".