Questões de Concurso Público UFOP 2024 para Médico - Clínica Médica

Foram encontradas 3 questões

Q2459765 Medicina
Paciente do sexo feminino, 47 anos de idade, sem comorbidades, com histórico de colecistectomia devido à colecistolitíase sintomática há cinco anos é atendida no pronto-socorro com quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito, tipo cólica de forte intensidade, com irradiação para dorso. Ao exame: normocorada, afebril, RHA +, com dor à palpação profunda de hipocôndrio direito sem sinais de irritação peritoneal. Exames laboratoriais: hemograma, parcial de urina e bilirrubinas normais. Discreta elevação de fosfatase alcalina, gamaglutamiltransferase e aminotransferases. Endoscopia digestiva alta normal e ecografia abdominal com dilatação de 10 mm de vias biliares extra-hepáticas. Melhora da dor com analgésico e antiespasmódico endovenoso. O médico de plantão interpretou a dilatação das vias biliares como uma consequência da colecistectomia prévia e liberou a paciente. Após seis meses, a paciente retorna com mesmo quadro clínico e laboratorial e com persistência da dilatação das vias biliares à ecografia abdominal. Após medicação sintomática, foi encaminhada para o gastroenterologista que solicitou uma colangiorressonância cujo resultado foi discreta dilatação das vias biliares extra-hepáticas até o nível da papila duodenal maior, sem fatores obstrutivos.

Nesse caso, o próximo passo para investigação diagnóstica, é realizar 
Alternativas
Q2459766 Medicina
Uma paciente de 53 anos de idade é levada por familiares ao consultório médico com queixas de estar apresentando episódios de perda da consciência, acompanhados de movimentos orais mastigatórios e manuais de coçar o nariz / tirar a roupa. Os episódios duram poucos segundos e são seguidos por períodos de poucos minutos de sonolência.

Nesse caso, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a melhor denominação para as crises epilépticas descritas e o fármaco eficaz indicado para tratamento contínuo:
Alternativas
Q2459771 Medicina
Uma estudante do terceiro ano de Medicina, 22 anos de idade, é levada pela mãe para avaliação clínica. Na consulta, a paciente se apresenta bastante emagrecida (peso: 40 kg, altura: 1,63 m) e contrariada, relatando não apresentar qualquer tipo de queixa. A mãe refere que, há aproximadamente 9 meses, a paciente, que então apresentava cerca de 55 kg, iniciou uma dieta bastante rigorosa após o namorado ter terminado o relacionamento, e por acreditar que o motivo da separação foi ela estar acima do peso. Além disso, a paciente conta que sempre foi muito perfeccionista, “a primeira aluna da classe” e algo retraída. Logo após o início da dieta, começou a frequentar a academia regularmente. Rapidamente, intensificou a restrição alimentar e atividade física, chegando a ir mais de duas vezes por dia à academia, evoluindo com rápida e evidente perda de peso. A mãe relata, ainda, que apesar disso, a paciente ainda mantém queixa de estar gorda e de que sua meta agora é chegar aos 35 kg. Conta também que ela só aceitou passar em consulta após ter apresentado um “desmaio” no dia anterior à consulta, algo que nunca havia acontecido. Nega tratamento psiquiátrico ou psicológico prévio. Já passou por atendimento nutricional no início do ano, para pedir orientações para o “regime”.

O transtorno alimentar apresentado nesse caso é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D