Questões de Concurso Público Prefeitura de Juiz de Fora - MG 2024 para Técnico de Gestão Pública (Edificações)
Foram encontradas 18 questões
“Diante dessa maré nada refrescante, uma pergunta está passando despercebida [...].”
Nesse fragmento, a expressão conotativa em destaque indica que
“A eco-ansiedade engloba os sentimentos de estresse e apreensão decorrentes da antecipação de futuras mudanças ambientais [...].”
Quanto à grafia do termo em destaque, é correto afirmar:
“Nas últimas semanas, passamos por várias ondas de calor e, com elas, veio uma onda não menos intensa de recomendações sobre como manter a saúde sob as altas temperaturas: ‘Beba água!’, ‘Evite se exercitar ao ar livre!’, ‘Coma alimentos leves!’…”
Nesse caso, o emprego do modo imperativo nos termos em destaque denota
“Temperaturas acima dos 30 °C estão associadas à piora do bem-estar, insônia, fadiga e irritabilidade na população geral, e indivíduos que já sofrem com algum transtorno mental estão ainda mais vulneráveis aos efeitos do aquecimento global.”
A vírgula usada no trecho em destaque
“Esses benefícios incluem o fornecimento de alimento, água, energia, recursos minerais e biotecnológicos, proteção da linha de costa e regulação dos padrões climáticos [...].”
Assim como as palavras destacadas, são escritas com Ç todas as palavras da seguinte alternativa:
“O que muita gente não se dá conta, porém — inclusive dentro do próprio Brasil —, é que o País não acaba em terra firme.”
A alternativa em que todas palavras pertencem à mesma classe gramatical do termo em destaque no trecho apresentado, considerando o contexto, é:
“Muito além da Amazônia e das praias de areia fofa, emolduradas pelo verde esplendoroso da Mata Atlântica, existe ainda todo um universo de ecossistemas costeiros e marinhos [...].”
Assinale a alternativa em que a alteração da ordem das orações no trecho apresentado não prejudica o sentido do texto.
“Mas será que o dicionário errou mesmo?”
A figura de linguagem utilizada no fragmento anterior é chamada de

“Proibido entrada com animais no interior deste estabelecimento”
Quanto à concordância nominal dessa frase, pode-se afirmar que

“Proibido entrada com animais no interior deste estabelecimento”
O emprego do termo destacado na frase
Disponível em: http://spminforma.blogspot.com/2016/07/ quadrinhos-auto-estima-por-armandinho.html. Acesso em: 20 nov. 2023.
Há, no texto, uma palavra que teve sua grafia alterada pelo Novo Acordo Ortográfico. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentadas também foram alteradas por esse Acordo.
As pessoas interessadas em resolver impasses individuais que envolvam famílias, vizinhos e até relações empresariais podem procurar o Polo de Mediação de Conflitos da Câmara Municipal. O serviço funciona de segunda a quinta, entre 8h e 17h, e sexta, das 8h às 16h, no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo, localizado no 1º andar do Palácio Barbosa Lima.
Disponível em: https://www.camarajf.mg.gov.br/www/polo-demediacao-de-conflitos. Acesso em: 23 nov. 2023.
A Mediação de Conflitos, proposta pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, é uma estratégia de resolver conflitos
Vale todo e qualquer movimento solidário para participar dessa ação. Algumas pessoas se juntam para doar alimentos, outras apoiam com materiais para uma reforma ou construção. E quem não tem tempo naquele dia pode fazer uma doação em dinheiro para a causa com a qual mais se identifique.
Disponível em: https://acesse.one/s2miB. Acesso em: 17 nov. 2023.
Esse é um chamado para uma campanha que se tornou mundial, sempre no mês de novembro, iniciada nos EUA em 2012 e tendo chegado ao Brasil em 2013. Essa campanha é conhecida como
A Black Friday é nesta sexta-feira (24), mas algumas lojas já estão anunciando descontos. Nessa época do ano, a atenção dos consumidores precisa ser redobrada. De acordo com o Procon de Minas Gerais, as denúncias de golpes e propagandas enganosas aumentam significativamente no período.
Disponível em: https://tribunademinas.com.br/noticias/ economia/23-11-2023/dicas-evitar-golpes-black-friday.html. Acesso em: 23 nov. 2023.
A Black Friday no Brasil é um evento importado dos EUA que pretende, entre os seus objetivos,