Questões de Concurso Público HRTN - MG 2024 para Assistente Social
Foram encontradas 6 questões
A atenção e reinserção social do usuário e / ou dependente de drogas vem se constituindo como um campo de atuação direta do assistente social.
Em relação às políticas públicas sobre drogas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A internação de dependentes de drogas em unidades de saúde ou hospitais gerais deverá ser obrigatoriamente autorizada por médico devidamente registrado no CRM e será realizada somente em estabelecimentos dotados de equipes multidisciplinares.
( ) O atendimento ao usuário ou dependente de drogas na rede de atenção à saúde dependerá de avaliação prévia por equipe técnica multidisciplinar e multissetorial responsável pela elaboração de um Plano Individual de Atendimento – PIA.
( ) O usuário e o dependente de drogas que, em razão da prática de infração penal, estiver cumprindo pena privativa de liberdade ou submetido a medida de segurança, têm suspenso o atendimento nos serviços de atenção à saúde.
Assinale a sequência correta.
Assinale a alternativa que evidencia uma característica presente nas ações profissionais do assistente social, centrada na perspectiva da promoção da saúde, notadamente no eixo da intersetorialidade.
O assistente social precisa ter clareza de suas atribuições e competências para estabelecer ações prioritárias e estratégias, a partir de demandas apresentadas pelos usuários, de dados epidemiológicos e da disponibilidade da equipe de saúde para ações conjuntas, com a finalidade de superar algumas demandas que têm sido historicamente requisitadas a ele, mas que não fazem parte de suas atribuições.
Assinale a alternativa que corresponde a uma demanda de ação socioassistencial, parte das atribuições profissionais no atendimento direto aos usuários nos diversos espaços de atuação na área da saúde.
A participação em saúde é definida como “o conjunto de intervenções que as diferentes forças sociais realizam para influenciar a formulação, a execução e a avaliação das políticas públicas para o setor saúde” (Bravo; Correia, 2012).
Com base nessa premissa, é correto afirmar que a necessidade da participação social foi apresentada pelo(a)
Considerando que a construção e a consolidação dos princípios da Reforma Sanitária, elaborada na década de 1980, permanecem como desafios fundamentais na agenda contemporânea do setor, é correto afirmar que esse fato é decorrente de
Em relação à dimensão técnico-operativa do exercício profissional dos assistentes sociais, no contexto do projeto da profissão, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) As demandas profissionais e o reordenamento do espaço profissional estão intrinsecamente atrelados aos processos de reestruturação produtiva que envolvem a desregulamentação do trabalho e a organização dos trabalhadores, bem como estão marcados pelas lutas políticas travadas entre projetos societários antagônicos.
( ) Definir a intervenção realizada pelo assistente social como orientação, sem discutir o campo ao qual a ação está vinculada, os seus objetivos e os instrumentos dessa orientação, permite o aprofundamento do debate sobre a especificidade da ação à luz do objeto da profissão e do projeto ético-político.
( ) Os elementos estruturantes da ação profissional podem ser entendidos como aqueles que dão sustentabilidade a toda e qualquer ação: o conhecimento / investigação, o planejamento, a documentação, os objetivos, as formas de abordagens dos sujeitos a quem se destinam as ações, os instrumentos técnico-operativos e outros recursos.
Assinale a sequência correta.