Questões de Concurso Público Prefeitura de Lavras - MG 2023 para Engenheiro Florestal

Foram encontradas 2 questões

Q2080566 Engenharia Florestal
De acordo com texto “Eucalipto – 100 Anos de Brasil: Falem mal, mas continuem falando de mim’’, analise as afirmativas a seguir.
I. Até o princípio do século XX, o eucalipto foi plantado como árvore decorativa, pelo seu extraordinário desenvolvimento como quebra-vento ou por supostas propriedades sanitárias. II. Em 1904, Edmundo Navarro de Andrade instalou os primeiros experimentos de natureza silvicultural para determinar uma essência capaz de fornecer madeira e lenha combustível para suprir as necessidades da ferrovia. III. A partir de 1945, a crescente demanda de madeira para fins de produção de celulose, compensados, chapas, assim como o rápido desenvolvimento tecnológico verificado, resultou em aumento adicional na área plantada com eucalipto. IV. Em 1966 o governo federal estabeleceu o programa de incentivos fiscais, a fim de atender à crescente demanda de uma incipiente, porém agressiva, indústria baseada na utilização de madeira como matéria-prima, principalmente nas regiões sul e sudeste. V. A crise de energia desencadeada nos anos 70 representou um impulso adicional no aumento da demanda de madeira e no consequente aumento do interesse na utilização do eucalipto para a formação de plantações florestais.
Estão corretas as afirmativa
Alternativas
Q2080570 Engenharia Florestal
Por meio do agrupamento dos diâmetros das árvores (DAPs) em classes, pode-se caracterizar a distribuição diamétrica de uma floresta. Para isso, deve-se definir o diâmetro mínimo de medição, em razão do uso da madeira, bem como a amplitude da classe de diâmetro para a elaboração de uma tabela de frequência. A amplitude das classes diamétricas, assim como o número de classes, varia de acordo com a magnitude dos diâmetros.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. No Brasil, a maioria dos trabalhos utiliza amplitudes de classe diamétricas entre 2 e 2,5 cm, para plantios. II. A distribuição diamétrica de uma floresta equiânea (árvores de mesma idade), como um plantio, por exemplo, tende à distribuição normal, podendo apresentar diferentes configurações devido ao estágio de desenvolvimento (idade) e ao local de plantio (capacidade produtiva). III. A distribuição diamétrica de uma floresta inequiânea (árvores de diferentes idades), como a Floresta Amazônica ou a Mata Atlântica, tende a uma distribuição no formato de J-invertido. IV. No Brasil, a maioria dos trabalhos utiliza amplitudes de classe entre 5,0 e 10,0 cm, para florestas inequiâneas (naturais).
Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D