Questões de Concurso Público Prefeitura de Lavras - MG 2023 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 10 questões

Q2080496 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um agricultor planeja plantar uma lavoura de milho com área de 11,25 hectares. A partir do resultado da análise de solo, foi recomendada, para a correção do fósforo, a aplicação de 80 kg.ha–1– de P2O5 na adubação de plantio.
Considerando que o fornecimento desse nutriente será feito utilizando o fertilizante superfosfato simples, com 18% de P2O5 , embalado em sacos de 50 kg, qual quantidade desse adubo deve ser adquirida pelo produtor para implantação da lavoura?
Alternativas
Q2080497 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com Gallo et al, em um programa de MIP, o controle biológico pode ser implementado seguindo três procedimentos.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as características aos respectivos procedimentos.
COLUNA I
1. Introdução (controle biológico clássico) 2. Conservação (controle biológico natural) 3. Multiplicação (controle biológico aplicado)
COLUNA II
(  ) Consiste na produção e liberação massal de inimigos naturais; apresenta ação eficaz, semelhante a inseticidas convencionais, visando à redução rápida da população da praga para seu nível de equilíbrio. (  ) Consiste basicamente na importação e colonização de parasitoides ou predadores. De maneira geral, o uso dos inimigos naturais ocorre de modo inoculativo, com liberação de pequeno número de insetos; apresenta ação de longo prazo, sendo mais indicado para plantas perenes. (  ) Envolve a manutenção de habitat ou fontes de alimentos, favorecendo a preservação dos inimigos naturais. Preconiza a utilização de inseticidas seletivos e em época correta, redução de dosagens de produtos químicos e evita práticas culturais inadequadas, que possam afetar negativamente as populações de inimigos naturais.
Assinale a sequência correta
Alternativas
Q2080498 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No controle químico de pragas agrícolas, os inseticidas atuam sobre os organismos vivos por meio de algum processo fisiológico ou bioquímico. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os grupos químicos com o respectivo modo de ação dos inseticidas.
COLUNA I
1. Reguladores de crescimento de insetos 2. Organofosforados e carbamatos 3. Nicotina e neonicotinoides 4. Avermectinas e milbemicinas
COLUNA II
(  ) Atuam nas junções colinérgicas dos insetos inibindo a ação da enzima acetilcolinesterase. As moléculas desse grupo de inseticidas apresentam uma conformação estrutural que permitem o encaixe da enzima acetilcolinesterase, levando ao acúmulo de moléculas de acetilcolina nas sinapses, que leva à hiperexcitação do sistema nervoso (síndrome colinérgica). (  ) Impedem a síntese de quitina, causando a mortalidade do inseto na ocasião da mudança de instar (ecdise). Controla a fase jovem. Atuam como agonista do hormônio Neotenim, responsável por manter o inseto em um determinado instar (impede a ecdise). (  ) São agonistas dos neurotransmissores conhecidos como ácido γ-aminobutírico (GABA), que atuam nas junções neuromusculares. Esse grupo de inseticidas aumenta a permeabilidade da membrana da célula nervosa para o íon Cl ; com isso, ocorre um bloqueio na transmissão do estímulo nervoso, causando a imobilização e paralisia do inseto. (  ) Atuam nas junções colinérgicas dos insetos, nas sinapses neuromusculares. São agonistas da acetilcolina. Ao contrário da acetilcolina, que é hidrolisada pela enzima acetilcolinesterase, esse grupo de inseticidas não é degradado imediatamente, portanto, os impulsos nervosos são transmitidos continuamente, levando à hiperexcitação do sistema nervoso.
Assinale a sequência correta
Alternativas
Q2080499 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A antracnose tem como agente causal fungos do gênero Colletotrichum e faz parte do complexo da seca dos ponteiros na cultura do cafeeiro.
Considerando os sintomas dessa doença, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2080500 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com o Art. nº 37 do Decreto nº 47.749/19, são intervenções ambientais dispensadas de autorização, exceto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D
5: C