Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra Longa - MG 2023 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 9 questões
Laura completará cinco anos de idade no próximo mês. É uma menina tímida e retraída, mas se mostra viva e comunicativa quando está com familiares. Sua linguagem expressiva se limita a um repertório de 60 palavras, emitidas uma a uma, praticamente ininteligíveis para os que não a conhecem. Entende o que lhe é dito quando se trata de conteúdo mais simplificado e acompanhado de gestos e mímica. Segundo os médicos, Laura ouve bem, não apresenta alterações neurológicas e demonstra bom nível cognitivo por meio de jogos e desenhos.
Com relação ao diagnostico diferencial, é correto afirmar:
Idosa, 72 anos de idade, refere períodos de vertigens intensas há 20 dias, que duram alguns segundos, acompanhados de náuseas. A primeira vez que as sentiu estava dormindo e acordou sonhando que caíra em um poço. Os episódios seguintes foram desencadeados ao virar-se na cama, ao levantar-se e estender roupas no varal. Informa histórico de quedas devido à tontura, porém sem fraturas. Nega redução da acuidade tanto auditiva quanto visual.
Sobre o caso apresentado, assinale a alternativa incorreta.
O fonoaudiólogo pode intervir com a terapia miofuncional nos casos de cirurgias ortognáticas nas diferentes fases da terapêutica odontológica, tanto no período pré como no pós-operatório.
Entre as atuações possíveis nos casos das cirurgias ortognáticas, a terapêutica fonoaudiológica pode realizar vários exercícios, exceto:
Analise as afirmativas a seguir sobre a disartria, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A disartria é um problema de articulação decorrente de uma lesão no sistema nervoso central e / ou periférico.
( ) Os tipos de disartria se diferenciam umas das outras pela emissão oral, localização da lesão e tipo de disfunção neuromuscular.
( ) Além de possibilitar a definição das condutas terapêuticas a curto, médio e longo prazo, a avaliação da disartria leva ao estabelecimento de fatores de prognóstico.
( ) O único objetivo da avaliação da disartria é fazer a correlação entre as manifestações fonoaudiológicas e as alterações neurológicas.
Assinale a sequência correta.