Questões de Concurso Público CEMIG - MG 2023 para Analista Empresarial - Formação Matemática Computacional

Foram encontradas 7 questões

Q3653147 Engenharia Elétrica
No setor elétrico brasileiro, o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) corresponde ao preço de negociação da energia elétrica no mercado de curto prazo.
Com relação ao sistema de Preço de Liquidação de Diferenças, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3653148 Engenharia Elétrica
Existem vários instrumentos que podem ser utilizados para mitigar diferentes tipos de riscos financeiros. Alguns desses instrumentos encontram-se listados na COLUNA I, e possíveis instâncias desses instrumentos encontram-se relacionadas na COLUNA II. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando cada instrumento a uma possível instância.
COLUNA I
1. Opção europeia de compra ou venda
2. Opção americana de compra ou venda
3. Opção de taxa de juros
4. Contrato futuro
5. Contrato a termo
6. Swap
COLUNA II
(    ) Contrato padronizado (negociado em bolsa) para a compra ou venda, em data futura, de um ativo, sendo o preço pré-determinado.
(    ) Contrato firmado entre duas partes (não negociado em bolsa) para a compra ou venda, em data futura, de um ativo, sendo o preço pré-determinado.
(    ) Contrato que proporciona ao seu detentor o direito de comprar ou vender determinado ativo em uma data específica (data de vencimento), por um preço preestabelecido.
(    ) Contrato que proporciona ao seu detentor o direito de comprar ou vender determinado ativo em qualquer momento até uma data específica (data de vencimento), por um preço preestabelecido.
(    ) Contrato entre duas partes para a troca de fluxos de caixa ao longo de um intervalo de tempo futuro, sendo um dos fluxos indexados a juros prefixados e o outro atrelado a taxas de juros flutuantes.
(    ) Contrato que proporciona ao seu detentor o direito de comprar ou vender, em data futura, determinado título do tesouro norte-americano por um preço pré-especificado.
Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q3653149 Engenharia Elétrica
O modelo de precificação de ativos de capital, ou Capital Asset Pricing Model (CAPM), é um modelo que calcula a taxa de retorno esperada de um ativo com base no seu risco sistemático, medido pelo coeficiente beta. Ele relaciona a taxa de retorno esperada de um ativo com a taxa livre de risco e o prêmio de risco do mercado.
Assinale a alternativa que indica como o CAPM calcula a taxa de retorno esperada de um ativo.
Alternativas
Q3653154 Engenharia Elétrica
O sistema elétrico brasileiro é frequentemente afetado de maneira significativa por eventos climáticos que provocam períodos de escassez de chuvas, uma vez que esse sistema conta com grande participação de fontes de geração hidrelétrica no sistema.
Com relação a tal tipo de risco, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3653156 Engenharia Elétrica
Sobre o gerenciamento de riscos no mercado brasileiro de energia elétrica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3653157 Engenharia Elétrica
Parte dos contratos de fornecimento de energia no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) são para energia de reserva. A dinâmica da energia de reserva prevê que todos os vendedores recebam uma receita fixa anual, dividida em 12 parcelas mensais (fixada em leilão). Toda a energia gerada não pertence ao empreendedor e é liquidada no mercado de curto prazo ao preço de liquidação de diferenças. O valor gerado é retido em uma conta específica para atenuar o valor que é recolhido dos consumidores para remunerar os agentes geradores.
Com relação aos contratos para energia de reserva, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3653158 Engenharia Elétrica
A participação de fontes alternativas de energia no total de geração elétrica no país aumentou significativamente na última década. Tal crescimento foi, em grande parte, possibilitado pelo estabelecimento de uma regulamentação que permitiu o tratamento dos riscos específicos associados a fontes intermitentes, tais como a eólica ou a solar.
Com relação à regulamentação da contratação de fontes intermitentes, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: D
5: A
6: D
7: B