Questões de Concurso Público DMAE - MG 2020 para Desenhista
Foram encontradas 9 questões
No livro Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura, Júnior (2017) apresenta alguns cuidados no que diz respeito ao ruído proveniente das canalizações, sobretudo o chamado “golpe de aríete”, comum em edificações antigas, de forma a proporcionar um melhor conforto acústico nos ambientes habitados e menciona que soluções simples no projeto dos ambientes podem minimizar ou até mesmo resolver o problema desses ruídos.
Nesse contexto, analise as opções de layout de um banheiro para um apartamento antigo (à época de sua construção), localizado no primeiro pavimento de um edifício vertical de sete pavimentos, apresentadas nas figuras a seguir.
Considerando apenas o layout dos ambientes, pode-se afirmar que estariam de acordo com as sugestões do autor nesse
livro, para redução do problema de ruído proveniente do “golpe de aríete”, as figuras
A figura a seguir apresenta os elementos hidráulicos de um banheiro em detalhe isométrico, sendo essa uma representação comumente utilizada nesse tipo de projeto. Nela pode-se verificar o diâmetro das tubulações, as alturas das saídas de água, válvulas e registros, sendo todos estes elementos referenciados na planta baixa do ambiente.
Júnior, 2017, p. 80 (Adaptação).
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, à luz do que apresenta o livro Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura, de Júnior, 2017.
I. De acordo com essa figura, o fechamento do RG permite interromper o fluxo de água em todas as saídas do banheiro representadas, à exceção da água que chega até VD que, por sua vez, retém ou libera o fluxo para a BS.
II. Ainda que possam variar em função do modelo dos aparelhos instalados, recomenda-se o uso de alturas bastante distintas para as saídas de água LV e DC: 90 cm e 40 cm, respectivamente, o que se justifica pela conveniência durante o uso dos equipamentos a serem instalados nessas saídas, pois um é feito de pé e o outro assentado.
III. Considerando-se que a escala utilizada em plantas baixas de projetos arquitetônicos é geralmente em torno de 1/50, a escala utilizada para representação dos detalhes isométricos é mais ampliada, sendo recomendadas por esse livro as escalas 1/20 ou 1/25.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Os comandos de edição no software AutoCAD são bastante úteis para editar desenhos em andamento, produzindo resultados que seriam mais difíceis (ou mais demorados) de serem realizados utilizando-se apenas comandos de desenho.
Nesse contexto, analise a edição da figura “A”, a seguir, em seu processo de transformação até o resultado obtido pela figura “C”, levando em consideração que, na figura “A”, não há linhas sobrepostas e que as linhas que aparecem na figura “B” (e não existiam na “A”) são formadas por um único segmento.
Durante a edição no software AutoCAD, pode-se afirmar que é possível realizar todas as transformações observadas
nessas figuras utilizando apenas os comandos a seguir, exceto:
Muito embora não possuam força de lei, as NBRs que tratam das representações em desenhos técnicos, projetos arquitetônicos e mesmo projetos de instalações elétricas, norteiam a apresentação de desenhos, de modo a facilitar a leitura, interpretação e execução destes.
Nesse contexto, analise o projeto luminotécnico representado na figura a seguir, à luz da NBR 5.444, que trata da utilização de símbolos gráficos para instalações elétricas prediais.
A respeito desse projeto, analise as afirmativas a seguir.
I. Na parede que divide a cozinha com o quarto, tem-se um conjunto de interruptores de três comandos, que permite acender e apagar as luminárias centrais da cozinha, as que se encontram sobre o balcão entre a sala e a cozinha e ainda a da área de serviço.
II. Se considerados somente os circuitos e lâmpadas representados no projeto dessa figura, pode-se dizer que será necessário instalar: seis pontos de luz para atender a 11 lâmpadas, sendo seis fluorescentes e cinco incandescentes que, juntas, totalizam 400 watts de potência.
III. De acordo com as indicações dessa figura, pode-se afirmar que estão envolvidos três circuitos distintos, sendo um para o ambiente da área, um segundo para as luminárias da cozinha, e ainda um terceiro que será utilizado para as luminárias acima do balcão que divide os ambientes da sala e da cozinha.
IV. Pelo projeto representado nessa figura, pode-se concluir que todas as luminárias acima do balcão, as do centro da cozinha e ainda a que está sobre o fogão serão de embutir, diferentemente da luminária da área, que será instalada diretamente no teto.
Estão corretas as afirmativas
Para agilizar o layout de projetos no AutoCAD, um dos recursos fundamentais é a utilização de blocos. Estes podem ser elaborados pelo próprio usuário ou inseridos de bibliotecas prontas, gratuitas ou pagas.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir, considerando os comandos na versão em inglês.
I. Blocos são desenhos pré-concebidos que podem ser utilizados uma ou mais vezes no layout. Uma vez inseridos no documento, eles passam a integrar a sua biblioteca e podem ser utilizados novamente sem necessidade dos arquivos externos.
II. O comando “Block” no AutoCAD permite transformar um desenho (ou um conjunto de desenhos) em um arquivo externo ao documento (DWG) que pode ser utilizado em outros projetos, mas não o armazena na biblioteca do documento em uso, o que pode ser feito somente por meio do comando “Write Block”.
III. Para se fazer a edição em um bloco inserido em um desenho do AutoCAD, basta dar dois cliques sobre ele, e a janela com acesso às funções do “Block Editor” se abrirá. As alterações realizadas e gravadas por meio do “Save Block” aplicam-se a todos os blocos idênticos inseridos ou copiados no desenho que não tiverem sido explodidos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Entre as solicitações do conteúdo que deverão conter os projetos arquitetônicos para aprovação no município de Uberlândia/MG, o Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia e de seus distritos trata da utilização da escala e também faz exigências sobre a cotagem nos desenhos arquitetônicos.
Nesse contexto, é correto afirmar que
Nos desenhos topográficos, a representação do relevo da superfície terrestre, que é uma feição contínua e tridimensional, pode ser apresentada de diversas maneiras, estando, entre as mais usuais, aquelas que se utilizam das curvas de nível e / ou dos pontos cotados.
Em relação às curvas de nível, analise as afirmativas a seguir.
I. As curvas de nível auxiliam no entendimento das altimetrias e declividades do terreno e, em um mesmo mapa topográfico, quanto mais próximas as curvas de nível entre si, menor é a declividade do terreno.
II. As curvas de nível podem ser classificadas em curvas mestras e secundárias, devendo ser acompanhadas dos números das cotas altimétricas para que se faça uma correta leitura do desenho.
III. Uma vez que cada curva de nível possui uma cota altimétrica distinta, duas curvas de nível nunca se cruzam e nem mesmo se encontram dando continuidade a uma só linha.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Observe a figura a seguir, que apresenta o mapa de uma área localizada no bairro Trevo, na cidade de Belo Horizonte/MG.
Sobre esse mapa, analise as afirmativas a seguir, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Considerando a distância entre o ponto A e o ponto B como sendo equivalente a 90 metros, é possível concluir que a declividade média nesse trecho é maior que 10%.
( ) Entre os trechos de cada rua separados por suas transversais, o que apresenta menor declividade média é, certamente, o trecho compreendido na rua José Simplício, entre as ruas Baeta Neves e Otávio de Almeida Neves.
( ) Um transeunte que se encontre na esquina da rua José Carneiro com a Rua Otávio de Almeida Neves e que vá se deslocar por quaisquer dessas ruas até a rua José Simplício percorrerá um trecho em aclive.
( ) Esse mapa apresenta curvas de nível equidistantes verticalmente a cada um metro, e suas cotas altimétricas acompanham apenas as curvas que são denominadas de curvas mestras ou principais.
Assinale a sequência correta.
Anorma brasileira NBR 9.050 (ABNT, 2004), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, entre os vários aspectos que aborda, trata do tema rampas. Entre as características que ela exige para que a rampa atenda a norma de acessibilidade, está a inclinação, cujas restrições são apresentadas na tabela 5 a seguir. Emalguns casosexcepcionais, como reformas, quando esgotadas as possibilidades desoluções que atendam integralmente as utilizadas na tabela 5, a Norma permite ainda inclinações superiores a 8,33% (1:12) até 12,5% (1:8), conforme a tabela 6, a seguir.
Analise este desenho do estudo preliminar de uma rampa.
Após analisar as tabelas e o desenho, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Considerando que o estudo preliminar acima é para uma obra de reforma, numa situação que possa ser enquadrada pela NBR 9.050 como excepcional, a rampa estaria em acordo com as exigências da norma.
( ) Em uma situação normal, caso o estudo fosse para um projeto arquitetônico de uma nova edificação, a rampa não atenderia à NBR 9.050 e nem mesmo às exigências do Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia/MG.
( ) O Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia/MG têm parâmetros próprios de acessibilidade às edificações por rampas que não se relacionam com as exigências da NBR 9.050.
( ) Entre as exigências do Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia/MG em relação à inclinação de rampas acessíveis, há ainda exceções no caso de projetos para construção de escolas de nível superior.
Assinale a sequência correta.