Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Profissional de Educação Física

Foram encontradas 3 questões

Q1107756 Educação Física
A resistência é a capacidade determinante para o rendimento do atleta nas provas de média e longa duração na natação e no atletismo, por exemplo, além de ser fundamental para a manutenção da técnica e do desempenho em esportes de longa duração, como o futebol, sendo caracterizada como a capacidade de resistir à fadiga nos esforços de longa duração e de intensidade moderada.
Analise as seguintes afirmativas sobre a classificação da resistência de acordo com a sua predominância energética e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Resistência de curta duração, de 6 a 15 segundos: predominância do sistema da glicólise anaeróbia. ( ) Resistência de média duração, de 15 a 90 segundos: predominância do sistema energético de ATP e ATP-CP. ( ) Resistência de longa duração, entre 90 segundos e 8 minutos: predominância do metabolismo aeróbio-anaeróbio. ( ) Resistência de longa duração, acima de duas horas: predominância do metabolismo aeróbio e degradação de gorduras.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107763 Educação Física
Para o normal funcionamento do metabolismo humano, é necessária energia, armazenada em todas as células sob a forma de ATP (trifosfato de adenosina). O músculo é um tecido especialmente adaptado para a transformação de energia química (ATP) em mecânica (tensão muscular decorrente do mecanismo fisiológico da contração muscular). No processo de transformação de energia química em mecânica consideram-se três vias possíveis: a via anaeróbia aláctica, a anaeróbia láctica e a aeróbia.
Essas vias utilizam, respectivamente, os sistemas de produção de energia
Alternativas
Q1107764 Educação Física
A resistência aeróbia, também designada de resistência cardiorrespiratória, depende da capacidade do organismo em captar, fixar, transportar e utilizar o oxigênio. Estas funções, no seu conjunto, constituem o sistema de transporte e utilização de oxigênio. O parâmetro fisiológico que melhor traduz a potencialidade deste sistema é o consumo máximo de oxigênio.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas.
I. A componente periférica do VO2 é constituída pelos diferentes tecidos que utilizam oxigênio para o seu funcionamento. No decurso do exercício, o tecido muscular é preponderante na utilização do oxigênio distribuído aos diferentes tecidos. II. O débito cardíaco resulta do produto da frequência cardíaca pelo volume de ejeção sistólica ou volume sistólico. Em esforço, o débito cardíaco aumenta de forma proporcional à intensidade do esforço. III. Durante o exercício, a pressão arterial aumenta, apresentando relação direta com a intensidade do exercício e com o débito cardíaco. O débito cardíaco é o principal fator explicativo para o aumento da pressão arterial em esforço. Este aumento é proporcional à intensidade do exercício, principalmente para a pressão arterial máxima ou sistólica.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D