Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Professor - Geografia

Foram encontradas 12 questões

Q1108078 Geografia
A secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos pediu aos ministros de Segurança da Guatemala, El Salvador e Honduras que detenham novas caravanas de migrantes que pretendem chegar ao seu país de forma irregular. Na busca por soluções à migração, pediu-lhes para mostrar “liderança para deter a formação das caravanas” que, na sua opinião, “trouxeram crime, violência e instabilidade para a região”. Em fevereiro, foi apresentado o estudo “Honduras: causalidades da migração internacional” a cerca de 50 acadêmicos na Universidade Nacional, em Tegucigalpa. A pesquisa aponta que as pessoas no país decidem emigrar pela “pobreza e desigualdade”, “insegurança” e por “fatores culturais”.
Disponível em <https://www.em.com.br/app/noticia/ internacional/2019/02/20/interna_internacional,1032333/ eua-pedem-a-america-central-que-detenha-caravanas -demigrantes.shtml>. Acesso em: 13 jul. 2019 (Adaptação).
Assinale o tipo de migração que melhor representa a situação referenciada pelo texto.
Alternativas
Q1108080 Geografia
Diretor de “Araguaia” quer novela “densa” para alavancar ibope – O diretor Marcos Schechtman é um entusiasta do seu trabalho. Graduado em ciências sociais e filosofia pela UFRJ, Schechtman é um intelectual. Estreou na TV fazendo uma adaptação da “Comédia Humana”, de Balzac. Para caracterizar o ambiente de “Araguaia”, vale-se do conceito “rurbano”. “O interior projetado na nossa literatura não é o que existe na prática. Encontrei na região fazendeiros que passavam o fim de semana em Nova York”, diz.
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ ilustrada/2010/09/804411-diretor-de-araguaia-quer-novela densa-para-alavancar-ibope.shtml>. Acesso em: 12 jul. 2019 (Adaptação).
A respeito do conceito de “rurbano”, considere as afirmativas a seguir.
I. O termo indica um tipo de sociedade intermediária que concilia os aspectos contraditórios de uma vida rural e urbana; assim, remete à ideia de um atravessamento do rural pelo urbano, e vice-versa.
II. O termo foi originalmente cunhado pelo geógrafo Gilberto Freyre, que o usou pela primeira vez em meados da década de 1940, quando a população brasileira deixou de ser majoritariamente rural para ser majoritariamente urbana.
III. Um retrato das áreas “rurbanas” pode ser observado no trânsito, onde se encontram bicicletas, carroceiros e cavalos transitando e disputando lugar com automóveis nas vias mais urbanizadas das cidades.
IV. Um reflexo da rurbanização está na geração de emprego e renda no meio rural, impulsionada por demandas não agrícolas das populações urbanas, como é o caso das demandas geradas por residência no campo e de serviços ligados ao lazer (turismo rural e preservação ambiental, por exemplo).
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1108082 Geografia
Os mapas e gráficos armazenam informação espacial abstrata e estruturada e devem ser considerados instrumentos indispensáveis ao aprendizado dos temas relacionados com o ambiente, o território e a Geografia como um todo. O mapa fornece uma perspectiva simultânea de uma área e organiza o conhecimento espacial, expressando relações.Apessoa com deficiência visual não pode prescindir desse meio de comunicação, que, adaptado ao tato, ajuda na organização de suas imagens espaciais internas.
ALMEIDA, R.D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. Considere as seguintes adaptações.
I. Transcrição completa das informações visuais dos mapas convencionais para uma forma perceptível pelo tato.
II. Uso de maquetes elaboradas a partir de dados de curvas de nível para o trabalho com as representações do relevo e suas dinâmicas.
III. Exercícios sobre escala cartográfica utilizando brinquedos como carrinhos, bonecas e bichos de vários tamanhos.
IV. Utilização de texturas para representar a variação de cores dos mapas convencionais, geralmente associadas a informações qualitativas, quantitativas ou ordenadas.
Estão adequadas ao público com deficiência visual para o trabalho da cartografia e suas aplicações na Educação Básica as adaptações

Alternativas
Q1108084 Geografia
A Geografia é capaz de tratar os fenômenos espaciais sobre múltiplas escalas espaço-temporais. Apesar das orientações acadêmicas e oficiais colocarem o foco no cotidiano e no espaço vivido para a educação geográfica, isso não significa ignorar a dimensão do tempo longo (ou geológico). Os resultados de milhões de anos de interação entre os elementos da natureza e energias existentes nos sistemas ambientais não devem ser relegados à simples descrição do meio físico, o que limita o avanço das discussões acerca da gênese das paisagens e dos recursos naturais – fundamental para o reconhecimento do tempo da natureza nas diversas situações cotidianas e da dinamicidade própria do sistema Terra. No entanto, nos livros didáticos de Geografia são comuns textos fundamentados em notícias com um catastrofismo alarmista de uma mídia sensacionalista, o que, muitas vezes, reflete a falta de conhecimento dos ciclos e das dinâmicas próprias dos sistemas naturais.
SARAIVA JUNIOR, J. C. Tempo geológico, sociedade e ensino de geografia física. HOLOS. ano 29, v. 5, p. 219-233, 2013 (Adaptação). Demandam uma abordagem em tempo longo para serem compreendidas, exceto:
Alternativas
Q1108088 Geografia

A respeito da taxa de fecundidade no Brasil, observe o gráfico a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Desde 2007, a taxa de fecundidade no Brasil é menor ou igual a 2, ou seja, a média de filhos por mulher em idade reprodutiva é de até duas crianças.

II. A queda na taxa de fecundidade no Brasil pode ser relacionada ao envelhecimento da fecundidade, ou seja, à decisão da mulher de engravidar mais tarde.

III. O aumento na taxa de fecundidade após 2015 pode ser relacionado ao adiamento da decisão de ter filhos, por causa da epidemia de zika no país entre 2015 e 2016.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: D