Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Engenheiro Químico

Foram encontradas 18 questões

Q1107416 Engenharia Ambiental e Sanitária

O dióxido de enxofre (SO2 ) é um gás liberado na queima de combustíveis que possuem enxofre em sua composição. Quando esse gás entra em contato com a água, produz-se ácido sulfuroso (H2 SO3 ), que é um dos componentes da chuva ácida.

Considere que se deseja remover SO2 de uma corrente gasosa por meio de absorção em torres de lavagem de gases. Essa corrente entra na torre com uma vazão de 200 m³.min-1, possuindo uma densidade molar de 500 mol.m-3 e uma fração molar de SO2 de 0,118 (mol de SO2 / mol total de gás). Durante o processo de remoção, apenas o SO2 é absorvido, sendo sua fração molar na corrente gasosa de saída igual a 0,020 (mol de SO2 / mol total de gás). Para a lavagem do gás, a torre é alimentada com um solvente a uma vazão de 1 000 L.min-1, cuja densidade é de 1,2 kg.L-1.

Considerando que o solvente utilizado possui uma taxa de evaporação desprezível, a taxa de absorção de SO2 , em kg.min-1, é igual a

Dado: Massa molar do SO2 = 64 g.mol-1

Alternativas
Q1107417 Engenharia Ambiental e Sanitária

O lançamento de esgotos sem tratamento em cursos d’água ainda é um problema ambiental em países em desenvolvimento. Alguns modelos de reatores químicos são utilizados para monitorar ou prever a evolução de alguns parâmetros, como concentração de matéria orgânica, de bactérias e de oxigênio dissolvido em corpos d’água.

Na ilustração a seguir, está apresentada uma situação de poluição pontual em um trecho de um rio.


Imagem associada para resolução da questão


Nesse contexto, o modelo de reator mais adequado para avaliar o comportamento das concentrações dos parâmetros de controle de água ao longo do rio é o

Alternativas
Q1107418 Engenharia Ambiental e Sanitária

A adsorção é um processo de separação que pode ser empregado para a remoção de contaminantes em fase líquida, como fenóis e corantes, e em fase gasosa, como compostos orgânicos voláteis e odores.


Tendo como base os princípios e fundamentos da operação de adsorção, analise as seguintes afirmativas.

I. Os adsorventes, para serem efetivos, precisam de uma elevada área superficial, como o carvão ativado, sílica gel, alumina ativada, zeólitas e resinas poliméricas.

II. A adsorção pode ser física ou química e, em ambos os casos, a elevação da temperatura favorece o processo de remoção dos contaminantes das fases líquidas e gasosas.

III. O modelo empírico de Freundlich é muito utilizado para aproximar os dados de adsorção física envolvendo contaminantes presentes na fase líquida.

IV. A isoterma de Langmuir é um modelo teórico pautado na adsorção em multicamadas de espécies em sítios ativos presentes na superfície do adsorvente.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1107419 Engenharia Ambiental e Sanitária

A estação de tratamento de esgotos (ETE), de origem doméstica ou industrial, é composta de uma série de operações unitárias e processos que são dispostos de acordo com o nível de tratamento almejado, podendo ser classificado como preliminar, primário, secundário e, em alguns casos, terciário. Alguns poluentes que podem ser removidos em uma ETE são os sólidos em suspensão, DBO em suspensão ou particulado, DBO solúvel, metais pesados, sólidos inorgânicos dissolvidos e outros.


Na operação de uma ETE, é correto afirmar que

Alternativas
Q1107420 Engenharia Ambiental e Sanitária

Um novo reagente (A) está sendo testado para a remoção de dois poluentes (B e C) em efluentes líquidos. Os dados da análise da cinética de decomposição em tempos iniciais desses dois poluentes estão apresentados na tabela a seguir.

Dados cinéticos de decomposição inicial de B e C com o reagente A a 25 °C

Imagem associada para resolução da questão


Com base nos dados cinéticos apresentados na tabela, analise as seguintes afirmativas.

I. A decomposição do poluente B não segue uma lei de velocidade elementar, enquanto a decomposição do poluente C pode ser classificada como uma reação elementar.

II. Se os dois poluentes estiverem presentes no mesmo efluente, a velocidade de decomposição de B aumentará mais rápida e proporcionalmente do que a de C, quando a temperatura do efluente for aumentada.

III. Para uma mesma concentração inicial de reagente A e mesma temperatura, a decomposição inicial de C é favorecida em relação à de B, quando as concentrações de ambos os poluentes aumentam no efluente na mesma proporção.

IV. O reator mais indicado para a decomposição do poluente C seria o de mistura perfeita, pois teria menor volume em uma mesma conversão, e o mais indicado para a decomposição do poluente B seria o tubular ou de escoamento pistonado.

Dado: Lei de Arrhenius: k = A.e-E/RT, em que k é a velocidade específica da reação, A é o fator pré-exponencial, E é a energia de ativação, R é a constante universal dos gases e T é a temperatura absoluta.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: C