Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Bárbara - MG 2018 para Professor de Educação Básica - Ensino Religioso

Foram encontradas 10 questões

Q1106766 Teologia
A religião é o objeto-chave e o conceito fundante no debate do Ensino Religioso, especialmente quando este é assumido como área de conhecimento e torna-se disciplina integrante da formação básica do cidadão.
“A intenção da religião não é explicar o mundo. Ela nasce, justamente, do protesto contra este mundo que pode ser descrito e explicado pela ciência. A descrição científica, ao se manter rigorosamente dentro dos limites da realidade instaurada, sacraliza a ordem estabelecida de coisas. A religião, ao contrário, é a voz de uma consciência que não pode encontrar descanso no mundo, tal como ele é, e que tem como seu projeto transcendê-lo” (ALVES, Rubem, 1981).
Em relação à importância da religião no estudo do professor de Ensino Religioso, considere as afirmativas a seguir.
I. A religião não é apenas expressão da sociedade, como também reformula a sociedade: define comportamentos, mundos, concepções de história, tempo, espaço, cosmologia, natureza. A crença em divindades e numa outra vida após a morte define o núcleo da religiosidade humana e se exprime na experiência do sagrado. II. A religião busca dar aos seres humanos um acesso à verdade do mundo, encontrando explicações para a origem, a forma, a vida e a morte de todos os seres e dos próprios humanos. III. A diversidade religiosa deve ser tratada pelos currículos escolares com propriedade e conhecimento: focalizar seu currículo para o desenvolvimento de processos educativos que objetivem a construção de conhecimentos e atitudes nos educandos, para que reconheçam e respeitem as diferentes identidades religiosas. IV. O fenômeno religioso faz parte da cultura humana. Por isso, a escola, como espaço de diálogo, precisa promover aos seus educandos o respeito e a tolerância para que estes possam viver bem na sociedade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1106767 Teologia
O CONGADO
Ainda ouço, o canto dos negros, de Contagem de Minas gerais.
Ainda ouço, o canto dos cânticos, canto que soa bem ali no congado.
Ainda ouço, o canto sofrido, um canto vivido, canto que encanta o povo esquecido.
Que traz um sorriso no rosto marcado. Ainda ouço, o canto dos negros, canto que soa bem ali no congado.
Um monte de braços pra lá e pra cá, o Sol já se foi, descansam os velhos. (CLAYTON, GERSON. Síntese: sementes líricas, 40 p., 2015.)

O congado é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrado em algumas regiões do Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais.
Utilizando os conhecimentos sobre a resistência da religiosidade africana e, especificamente, sobre o Congado, é correto afirmar que
Alternativas
Q1106768 Teologia
No contexto brasileiro, localizam-se três concepções para o componente curricular do Ensino Religioso: o confessional, o interconfessional e a perspectiva inter-religiosa.
Levando em consideração essa última concepção, é correto afirmar que o Ensino Religioso
Alternativas
Q1106769 Teologia
A diversidade religiosa é uma marca de países multiculturais como o Brasil. Nos últimos anos, houve mudanças significativas na escolha de religião pelos brasileiros, como se pode observar no gráfico dos dados do Censo de 2010. Imagem associada para resolução da questão A mudança registrada nos percentuais de evangélicos e dos sem religião para o período 1980-2010 se explica, principal e respectivamente, pelos seguintes fatores:
Alternativas
Q1106770 Teologia
ESTADO E FÉ: STF permite ensino confessional de religião nas escolas
Com ‘voto de minerva’ da presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira pela permissão de ensino religioso confessional nas escolas públicas.
Em votação apertada – 6 votos a 5 – o tribunal rejeitou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439, que pedia que o ensino religioso fosse apenas uma apresentação geral das doutrinas e não admitisse professores que fossem representantes de nenhum credo – como um padre, um rabino, um pastor ou uma ialorixá (mãe de santo).
Na prática, as leis brasileiras permanecem como estão, e fica autorizado que professores de religião no ensino fundamental (para crianças de 9 a 14 anos) promovam suas crenças em sala de aula. Mas também continuam autorizados o ensino não confessional e o interconfessional (aulas sobre valores e características comuns de algumas religiões). Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/brasil> .

O debate sobre a confessionalidade ou não do Ensino Religioso no Brasil pelo STF trouxe à tona a discussão sobre a laicidade do Estado.
Sobre esse conceito assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: X
5: D