Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Bárbara - MG 2018 para Professor de Educação Básica - Artes

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Q1106826 Educação Artística

“Os PCN/Arte (1997) salientam que a prática docente é resultado da combinação de vários papéis que o professor desempenha ao preparar aulas, ao desenvolvê-las e ao refletir sobre cada uma delas, desenvolvendo o seu próprio conhecimento artístico, como um estudioso da Arte.” (ROSENTHAL; RIZZI, 2013, p.12-13).


São papéis a serem desempenhados pelo professor de Artes, exceto:

Alternativas
Q1106828 Educação Artística

A primeira renovação metodológica no campo da Arte, no Brasil, se deve à Semana de Arte Moderna, em São Paulo. O interesse pelas teorias expressionistas e pelos escritos de Freud despertou novo olhar para a Arte infantil, levando intelectuais da época a se envolverem diretamente com a questão, gerando interesse e pesquisas por parte de estudiosos e educadores, nas décadas seguintes” (ROMANO, 2012, p. 42-43).


Relacione a coluna II com a coluna I, associando o intelectual ao seu foco de atuação.


COLUNA I


1. Mário de Andrade

2. Augusto Rodrigues

3. Anita Malfatti

4. Ana Mae Barbosa


COLUNA II


( ) Orientação de classes de Arte para jovens e crianças em São Paulo.

( ) Introdução a estudos sobre a Arte da criança no curso de História da Arte, na Universidade do Rio de Janeiro.

( ) Ícone da Arte-Educação no Brasil, que se embrenhou em pesquisas e estudos, oferecendo uma visão apurada de conceitos e da trajetória da Arte aos profissionais da área.

( ) Criou a Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro, abrindo claros horizontes para novas concepções no fazer artístico.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1106830 Educação Artística

“Por seus parâmetros pedagógicos e metodológicos, a História do Ensino da Arte se diferencia da História da Arte e da História da Educação, embora devam manter permanente diálogo, na interseção dos aspectos socioculturais que as caracterizam. A compreensão dos significados, dos processos das funções e dos valores em relação à Arte na Educação em seu percurso histórico é indispensável para serem avaliadas, criticamente, as razões pelas quais ainda perduram equívocos conceituais em relação a esta área de conhecimento” (ROMANO, 2012, p. 40-42).


Em relação à História do Ensino da Arte no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q1106832 Educação Artística

“A busca de um ensino de arte em perspectiva do futuro, contra toda forma de reprodução burguesa e alienante, deve propor um currículo consequente, que alcance a grande maioria da população. Essa ação pedagógica é a luz que enxergamos no fim do túnel – deve nascer do real, sempre de maneira crítica e criativa” (AZEVÊDO. In: Som, Gesto, forma e cor – Dimensões da Arte e seu Ensino, 2003)


Considerando as concepções do autor, assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas
Q1106835 Educação Artística

“Desenhar é designar, escolher, ir além. A consciência do desenho desígnio se manifesta na vida do professor e do aluno concomitantemente. A mudança de visão ocasiona transformação em outras áreas da vida das pessoas e não apenas na produção artística. Desenhamos nossa vida ou somos desenhados por ela. A compreensão do significado de desenhar é fundamental no ensino e aprendizagem da arte. O desenho é reconhecido comumente como desenho gráfico, mas seu significado vai além, identifica-se, originariamente, com a palavra desígnio e está ligada a projetar (lançar para a frente)” (SOARES. In: ROSENTHAL; RIZZI, 2013, p. 20-21).


Em relação ao desenho – desígni-, conceituado pelas autoras, considere as afirmativas a seguir.


I. A nutrição estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilhamento com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo.

II. Os estudantes repetem desenhos estereotipados por se sentirem seguros com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar ou por fuga da realidade.

III. É importante criar situações de observação e diálogo sobre o entorno, estimular o olhar, possibilitar experimentações individuais e coletivas, com materiais variados, proporcionar leitura de imagens e apreciação de formas, marcas ou representações significativas para os alunos, como meio de expressão e pesquisa.

IV. Destacar o aluno que “faz os cartazes”, o que “sabe desenhar” etc., comumente reconhecido com “habilidade artística” ou “talentoso”, representa uma atitude discriminatória do professor, que pode inibir a expressão dos outros alunos.


De acordo com os conceitos apresentados pelas autoras, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: A